Como aparecer na primeira página do Google sem Pagar?

Ter um site a aparecer na primeira página do Google sem pagar, não é difícil, mas exige alguns procedimentos para conseguir.

Vamos apresentar 3 procedimentos básicos que usamos na IDnet Informática para colocar os sites dos nossos clientes na primeira página.
Existem mais procedimentos, mas acreditamos que estes são os fundamentais, mais fáceis e acessíveis a todos.

1 – Um Site bem desenvolvido 

Para o motor de pesquisa da Google, o aspeto visual não é relevante, no entanto deve-se elaborar um site apelativo e agradável para proporcionar ao visitante uma boa experiência.
Um site bem desenvolvido tem de ter um código conciso, as imagens dimensionadas corretamente, não existir links quebrados,  que se adapte ao tamanho dos ecrãs, sejam PCs, portáteis, tablets ou telemóveis “responsivo” e compatível com os dispositivos móveis.

Cada vez mais são utilizados dispositivos móveis para navegar na Internet e se um site não pode ser visualizado num telemóvel ou tablet (por exemplo os sites desenvolvidos em Flash não são compatíveis), perde um enorme tráfego de visitantes e o número de visitas conta para o ranking na Google!

2 – O site tem de ser rápido

O motor de pesquisa Google adora sites rápidos e posiciona os resultados de pesquisa também por esse critério!
O site deve estar optimizado, as imagens têm de ter um bom compromisso de qualidade/resolução podendo utilizar compressão nos gráficos para diminuir o tamanho e acelerar o carregamento, evitar o uso de elementos em Flash, objetos Quicktime e vídeos que iniciam automaticamente, utilizar o cache para acelerar a apresentação do conteúdo, diminuindo a necessidade de aceder à base de dados e executar blocos de códigos sempre que o site é acedido pelo visitante.

Existe muito mais no que se refere a optimização de um site que daria para escrever um novo e extenso artigo, mas deixamos aqui o básico.

Escolha um bom serviço de alojamento, em alguns casos, a lentidão do site não está associado ao mau desenvolvimento, mas sim associado à performance do servidor onde este está alojado.

3 – SEO e Conteúdo

A ideia central de ter uma página na Internet é a de disponibilizar e divulgar informações sobre os seus serviços, produtos, tirar dúvidas, ajudar o visitante a formar uma opinião sobre o que disponibiliza para este,  entre outras.

Se pretende aparecer na primeira página do Google quando se pesquisa por exemplo: “estores e persianas” , “assistência técnica a eletrodomésticos” entre outras palavras, é necessário que o site contenha essas mesmas palavras/frases.

Aí entra o “Conteúdo”.

É necessário escrever artigos referentes a cada assunto, serviço ou produto e que estes sejam de relevância para o público alvo. 

A Google gosta de artigos de qualidade, onde o leitor encontra respostas ao que procura, ficou a ler o artigo durante algum tempo, conteúdo com profundidade.

Outro ponto importante é manter os sites dinâmicos com introdução regular de novos conteúdos.

A introdução desse conteúdo textual, imagens e estrutura do site, deverá estar bem formatado e estruturado para que o motor de busca da Google o indexe de uma forma mais eficaz e isto se chama de SEO.

O “SEO” é um conjunto de técnicas e métodos que têm como objetivo principal tornar os sites mais agradáveis para os motores de busca.
Quando desenvolvemos e “alimentamos” um site, aplicamos esses métodos SEO aos Títulos das páginas, Meta Tags e Meta Descriptions, Atributo ALT das Imagens, URL, Conteúdo, Formatação do Texto e Títulos, entre outras.

Invista tempo no seu site, escreva novos artigos para o seu público alvo, atualize e melhore artigos já existentes, aplique o SEO, melhore a performance da sua página e verifique se a estrutura do seu site está bem desenvolvida, em pouco tempo vai ver que a sua página vai aparecer na primeira página do Google sem gastar dinheiro!

Nota: Uma maneira rápida de aparecer o seu site na primeira página do Google é através da publicidade paga (AdWords), onde são  incluídas palavras chave que pretende que a sua página seja apresentada quando alguém escreve essas palavras no motor de busca (exemplo de uma lista de palavras chave para uma empresa de desenvolvimento de sites: criar site gratis, web designer, criação de sites, criar website, como fazer um site, site online, loja virtual, criar pagina web, fazer site, criar site online, criar site de vendas, fazer um site, desenvolvimento web, site em construção, criação de sites porto, site barato, criação de sites para empresas, construção de sites, criação de websites, etc), mas desta forma não é grátis e o principal objetivo no desenvolvimento de um site é a sua optimização para aparecer organicamente (de forma grátis) nos resultados de pesquisa e de preferência na primeira página do Google.