Conteúdo informativo, tutoriais,  video formações referentes às aplicações / programas de faturação Sage 50c, Sage Gestão Comercial, Sage Retail, Sage Factuplus Evolução

Como Liquidar uma Fatura a Fornecedor no SAGE 50c

Como Liquidar uma Fatura a Fornecedor

Sage 50c


Depois de realizarmos os lançamentos das faturas de compra, seja para controlo de stock, seja para gestão de conta corrente dos fornecedores entre outros motivos de gestão, é necessário regularizar essa conta corrente, com o registo dos pagamentos realizados aos fornecedores.

Neste tutorial do programa de faturação SAGE 50c, vamos explicar como registar esses pagamentos, através do documento denominado “Aviso de Lançamento”

Exemplificando:

1- No menu presente no cabeçalho, clicamos em

Conteúdo disponível para utilizadores registados. Crie uma conta, é Grátis!
Registar

6-Escolhemos o modo de pagamento que vamos utilizar para a liquidação da(s) faturas de fornecedor e clicamos em [ OK ] para concluir.

Com estes procedimentos, temos a gestão organizada das contas correntes de fornecedores e a qualquer momento podemos consultar o extrato de fornecedor em caso de necessidade.

NOTA: Estes procedimentos são muito similares no programa de faturação Sage Retail e nos programas descontinuados Sage Gestão Comercial e Factuplus Evolução, o que não irá ter dificuldades em realizar estes passos nestas aplicações de gestão.

Caso necessite de suporte técnico Sage, contacte-nos!

IDnet – Parceiro Certificado Sage : suporte@idnet.pt

Rio TintoGondomarValongoErmesindeMaiaPortoVila Nova de Gaia – Matosinhos

Quer estar a par das publicações IDnet?

“Subscreva a newsletter, é grátis!”


Como fazer o Inventário Anual para Submissão na AT no SAGE 50c

Inventário Anual

Sage 50c


Desde Janeiro de 2015 que as pessoas coletivas ou singulares, que tenham sede ou domicílio fiscal em território português, que disponham de contabilidade organizada, que tenham no ano anterior um volume de faturação superior a 100 mil euros e que estejam obrigadas à elaboração de inventário, têm até dia 31 de Janeiro do ano seguinte de comunicar via eletrónicamente à Autoridade Tributária e Aduaneira o stock remanescente no último dia do exercício anterior, ou seja, realizar o inventário no dia 31/12 de cada ano.

Podemos realizar o inventário nos dias posteriores, no entanto é necessário informar a AT, através da submissão do ficheiro de inventário, a existência de stock do último dia do ano, 31/12.

Explicando como realizar o inventário no programa de faturação SAGE 50c e como exportar o ficheiro de inventário para a sua submissão:

1- No programa de faturação certificado SAGE 50c, acedemos ao separador [ Stocks ]

Conteúdo disponível para utilizadores registados. Crie uma conta, é Grátis!
Registar
9- Escolhemos o tipo de ficheiro, neste caso é AT.
O ficheiro será guardado na localização indicada no campo [ Exportar para: ] e clicamos em [ Exportar ]

10- Após exportar-mos o ficheiro, acedemos ao portal e-fatura e enviamos o ficheiro.

Quer estar a par das publicações SAGE?

“Subscreva a newsletter só de informações relacionadas com SAGE”


Como Ativar Alerta de Data de Aniversário de Clientes – SAGE 50c

Ativar Alerta de Data de Aniversário de Clientes

SAGE 50c


Neste artigo técnico, vamos abordar um pormenor no software SAGE 50c:

Ser alertado do aniversário de um cliente

A postura de uma empresa que parabeniza seus cliente é uma mais valia e um reflexo da importância dada ao cliente.

Vamos mostrar como ativar a função de alerta de aniversário de cliente e como gerar uma listagem de datas de aniversários no programa de faturação certificado SAGE 50c:

1- Clicar no ícone [ Clientes

2- Abrimos a ficha do cliente e clicamos no separador [ Outros dados ]

3- Preenchemos a data de aniversário no campo [ Data Nasc. ] e clicamos em [ Gravar ]  

Após definirmos a data de aniversário na ficha do cliente, vamos ativar os “alertas de aniversário.

4- Clicar no ícone [ Sistema presente no canto superior esquerdo do programa Sage 50c

5- Percorremos os menus [ Configurações avançadas ] -> [ Configurações de postos ]

6- Na árvore referente ao terminal que se pretende ativar os alertas de aniversário, clicamos em [Parâmetros Ficheiro INI ]


7- Colocando o visto na opção [ ShowBirthdaysWarningAtStartUP ] e clicar em [ Fechar e gravar ] presente no rodapé do quadro.
 

Deste modo, quando abrir o programa de faturação e nesse dia algum cliente fizer anos, será alertado com a presença de uma caixa no canto inferior direito da aplicação

Como o alerta é muito rápido, desaparecendo em pouco mais de 2 segundos, o que por vezes não dá tempo para clicar no link do alerta [ Ver relatório de Aniversários de Clientes ] ,para podermos consultar com mais calma os aniversários dos clientes nesse dia ou entre datas, podemos gerar uma listagem com essa informação, bastando clicar no separador [ Listagem ]

Abrir as opções de cliente e clicar em [ Aniversário ]

Selecionar as datas pretendidas para a listagem e clicar em [ Gerar ]

Quer estar a par das publicações SAGE?

“Subscreva a newsletter só de informações relacionadas com SAGE”


Como criar uma nova série de numeração de faturação no Sage 50c

Criar uma nova série de numeração de faturação no Sage 50c

Vamos mostrar como criar uma nova série de faturação no programa de faturação  Sage 50c

A criação de novas séries depende das suas necessidades e da forma como pretende organizar administrativamente a sua faturação.
Exemplo: Criar uma nova série em cada ano, uma série distinta para cada ponto de venda, etc.
Pode criar as séries que necessitar, desde que permaneça durante um ano fiscal e respeite a numeração sequencial.

Exemplificando:

1 – Clicamos no ícone

Conteúdo disponível para utilizadores registados. Crie uma conta, é Grátis!
Registar

Quando for registar novos documentos, a nova série criada está disponível para seleção

 

 

Queres saber mais e utilizar a aplicação ao máximo?


Subscreve a nossa newsletter sobre SAGE  (é grátis)

SAGE 50c – Como Criar Taxas Isentas de IVA

Como Criar Taxas Isentas de IVA

Sage 50c


Por vezes necessitamos de adicionar taxas de Impostos Isentas ou Não sujeitas a IVA (Motivos de isenção de IVA).

Vamos mostrar passo a passo, no Software de Faturação SAGE 50c, como criar taxas de isenção de IVA:

Exemplo “Isento IVA artigo 9º do CIVA”

1- Clicamos no ícone presente no canto superior esquerdo da aplicação.

Conteúdo disponível para utilizadores registados. Crie uma conta, é Grátis!
Registar

Após estes passos, quando registar uma fatura, estará presente a nova taxa isenta de iva que criou.

Caso necessite de suporte técnico ao seu programa de faturação Sage 50c, contacte-nos!

IDnet.pt – Parceiro Certificado Sage : suporte@idnet.pt

Quer estar a par das publicações IDnet?

“Subscreva a newsletter, é grátis!”


FORMAÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E ASSISTÊNCIA TÉCNICA SAGE

assistência SAGE presencial e remota

Como fazer descontos na fatura no SAGE 50c

Como fazer desconto na fatura

Sage 50c


No programa de faturação SAGE 50c, no registo de documentos, sejam faturas de venda, guias, orçamentos ou outro documento (incluindo documentos de fornecedores), temos a possibilidade de aplicar descontos em linha ou descontos globais.

O desconto em linha é a aplicação de desconto num ou mais artigos.

O desconto global é a aplicação de desconto que incide no valor total do documento.

Exemplificando:

1- Iniciamos o registo de uma fatura, indo a

Conteúdo disponível para utilizadores registados. Crie uma conta, é Grátis!
Registar

Resumindo: Temos a possibilidade de aplicar um determinado desconto em cada linha de artigo lançado no documento e/ou adicionar um desconto global ao valor total do documento, seja em percentagem ou valor.

NOTA: Estes procedimentos são muito similares no programa de faturação Sage Retail e nos programas descontinuados Sage Gestão Comercial e Factuplus Evolução, o que não irá ter dificuldades em realizar estes passos nestas aplicações de gestão.

Caso necessite de suporte técnico Sage, contacte-nos!

IDnet – Parceiro Certificado Sage : suporte@idnet.pt

Rio TintoGondomarValongoErmesindeMaiaPortoVila Nova de Gaia

Quer estar a par das publicações IDnet?

“Subscreva a newsletter, é grátis!”


Resolvido: Erro ao exportar para excel no Sage 50c

Erro ao Exportar para Excel

Sage 50c


Está com problemas a exportar alguma listagem para XLS no programa de faturação, Sage 50c?

Este problema foi verificado após o sistema operativo Windows, ter realizado atualização.

Atualizações que originaram esta anomalia:

– KB4041676
– KB4041691
– KB4041681
– KB4041693

Não necessita de remover estas atualizações, foi lançado a 2017.11.06 a atualização SAGE 50c versão 20180112_Build_8 que resolve este problema e adiciona a função de exportar listagens para o formato XLSX!

Caso necessite de suporte técnico Sage, contacte-nos!

IDnet – Parceiro Certificado Sage : suporte@idnet.pt

Rio TintoGondomarValongoErmesindeMaiaPortoVila Nova de Gaia

Quer estar a par das publicações IDnet?

“Subscreva a newsletter, é grátis!”