Conteúdo informativo, tutoriais,  video formações referentes às aplicações / programas de faturação Sage 50c, Sage Gestão Comercial, Sage Retail, Sage Factuplus Evolução

Manual SAGE – Como Utilizar o Arquivo Digital no Sage Gestão Comercial, Sage Retail, Factuplus

Como utilizar o arquivo digital no Sage Gestão Comercial

O Sage Gestão Comercial bem como o Sage Retail e o Sage Factuplus têm a possibilidade de integrar o módulo de arquivo digital, o que é uma mais valia na organização do documental da Empresa.

Permite anexar documentos/ficheiros nos movimentos  como por exemplo, adicionar a cópia da fatura de compra num lançamento de compra, digitalização ou uma imagem de comprovativo de transferência a um pagamento a fornecedor, etc

Com esta funcionalidade, é mais fácil centralizar informação referente a cada lançamento, eliminando a necessidade de procurar originais nas capas ou requisitar à contabilidade esses documentos de compra.

Exemplificando:

1 – Abrimos um registo (seja uma fatura de compra, venda, pagamentos, recibos, guias, documentos de armazém), no rodapé seleccionamos o separador [ Extras ] e clicamos em [ Arquivo Digital ]

2 – Clicamos na opção [ Importar ], no qual apresenta o explorador para escolher o ficheiro que pretende anexar

Deste modo ficam anexados os documentos e ficheiros que escolher e disponíveis para futura consulta.

Este módulo está presente nas versões Sage Retail, Sage Factuplus e no Sage 50c

 

O SAGE 50c é a evolução do Sage Gestão Comercial e Sage Factuplus.

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Manual SAGE – Como Tirar um Recibo de Liquidação Parcial no Sage Gestão Comercial, Sage Retail, Factuplus

Como Tirar um Recibo de Liquidação Parcial no Sage Gestão Comercial, SAGE Retail, Factuplus

Nem sempre uma fatura é liquidada na sua totalidade, sendo necessário registar um recibo cuja liquidação da fatura é parcial e consequentemente o valor pendente continua em aberto na conta corrente do cliente para sua liquidação numa próxima regularização.

O modo de registo de um recibo de valor parcial é igual tanto na aplicação de faturação Sage Gestão Comercial, Sage Retail, Sage Factuplus Evolução, Sage 50c entre outros da família SAGE.

Exemplificando:

O cliente liquidou a fatura 017/06 na sua totalidade e pagou parcialmente 1000€ a fatura 07/5 :


1 – Na Coluna [ Visto ] clicamos na linha da fatura que será liquidada na totalidade (Fatura 017/6)

2 – Na linha da fatura 017/5, na coluna [ A Liquidar ] escrevemos o valor parcial da fatura que o cliente liquidou (expl. 1000€)

Ao escrever o valor e clicar em [ Enter ], a aplicação coloca um visto no início da linha, mas não irá liquidar na totalidade a fatura, ficando pendente o restante valor (230€) da fatura 017/5 na conta corrente do cliente, que será apresentado quando registar outro recibo ao mesmo.

3 – Clicar em [ Finalizar ] para concluir o registo do recibo, com uma fatura liquidada na totalidade e outra fatura parcial.

NOTA: Os pagamentos a fornecedores ( Novas de lançamento ) têm o mesmo procedimento quando pretendemos liquidar parcialmente uma fatura de compra


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A SAGE lançou recentemente (Julho de 2017) a nova aplicação SAGE 50c, tendo a IDnet obtido a certificação para comercialização e suporte ao SAGE 50c.

Se precisa de comprar uma aplicação de faturação, gestão de stocks, gestão de contas correntes ou pretenda mudar de programa de faturação, peça-nos uma demonstração grátis!

 

Manual SAGE – Como adicionar texto livre no Sage Gestão Comercial, Sage Retail, Factuplus

Como adicionar texto livre no Sage Gestão Comercial, Sage Retail, Factuplus

O adicionar texto livre num documento é particularmente útil quando se pretende adicionar mais informação junto de cada linha de artigo.

O modo de adicionar este texto é usado tanto no programa de faturação Sage Gestão Comercial, Sage Retail, Sage Factuplus Evolução, Sage 50c entre outros da família SAGE,  bastando recorrendo ao símbolo igual “=“.

Exemplificando:

Pretendemos adicionar texto livre ao registar um documento:
1 – Clicamos no ícone [ Vendas ] , diretamente no Sage Dashboard

2 – Lançamos a linha de artigo que pretendemos ao documento selecionado e na próxima linha que pretendemos registar o texto livre, escrevemos “=” no campo referência, a fim de escrevermos o texto desejado na descrição:

Podemos adicionar quantas linhas de texto livre desejadas

A impressão resultará somente da apresentação do texto escrito na descrição

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Manual SAGE – Como criar uma nova série de numeração de faturação no Sage Gestão Comercial, Sage Retail, Factuplus

Como criar uma nova série de numeração de faturação no Sage Gestão Comercial, Sage Retail, Factuplus

Vamos mostrar como criar uma nova série de faturação no programa Sage Gestão Comercial, sendo estes os mesmos procedimentos para o Sage Retail e Sage Factuplus Evolução.

A criação de novas séries depende das suas necessidades e da forma como pretende organizar administrativamente a sua faturação.
Exemplo: Criar uma nova série em cada ano, uma série distinta para cada ponto de venda, etc.
Pode criar as séries que necessitar, desde que permaneça durante um ano fiscal e respeite a numeração sequencial.

Exemplificando:

1 – Clicamos no menu [ Diversos -> Configurações -> Configuração de Documentos – > Séries de Documentos ]

2 – Quando abrir o quadro das séries de documentos, clicar no ícone [ + ]

3 – Escrever a nova série pretendida “o campo é alfanumérico” e clicar em [ OK ]

4 – Predefinir a série desejada [ no rodapé do quadro ], confirmar essa alteração e clicar em [ OK ]

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Manual SAGE – Como preencher automaticamente a ficha de cliente / fornecedor no Sage Gestão Comercial, Sage Retail, Factuplus

Como preencher automaticamente a ficha de cliente / fornecedor no Sage Gestão Comercial, Sage Retail, Factuplus

Uma forma rápida de preencher os dados do cliente ou fornecedor ao criar uma ficha, é utilizar o ícone de comunicação existente ao lado direito do campo de contribuinte.

Exemplificando:

Pretendemos criar a ficha de cliente cujo contribuinte é “502667583”.
1 – Abrimos a ficha de clientes [ Tabelas -> Clientes ] ou clicamos no ícone [Clientes], diretamente no Sage Dashboard

2 – Preenchemos o campo de contribuinte do cliente e clicamos no ícone de comunicação

3 – Os campos como “Nome, Morada, Código Postal, Distrito e Concelho, serão preenchidos automaticamente.


Este método pode ser utilizado igualmente ao criar fichas de fornecedor.

Não serão preenchidos automaticamente os campos caso utilize um contribuinte de consumidor final.

Esta funcionalidade está presente no Sage Gestão Comercial, Sage Retail, Sage Factuplus, e outras aplicações SAGE.

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Manual SAGE – Como pesquisar facilmente no Sage Gestão Comercial, Sage Retail, Factuplus

Como pesquisar facilmente no Sage Gestão Comercial, Sage Retail, Factuplus

Uma forma fácil de pesquisar  clientes, artigos, documentos, etc, no Sage Gestão Comercial, Sage Retail ou Sage Factuplus,  é recorrendo ao símbolo asterisco “*“.

Exemplificando:

Pretendemos localizar a ficha de um cliente no qual só nos recordamos que a designação comercial deste tem a palavra “BRASIL”.
1 – Abrimos a ficha de clientes [ Tabelas -> Clientes ] ou clicamos no icone [Clientes], diretamente no Sage Dashboard

2 – Clicamos na lupa da ficha de clientes para abrirmos a grelha de procura

3 – Clicamos no nome de qualquer uma das empresas presentes na grelha

4- Escrevemos “*brasil”, o que irá resumir a lista com clientes que tenham a palavra “brasil” na sua designação comercial


Este método de pesquisa é válido para outras grelhas, como artigos, fornecedores, faturas, etc.

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