Conteúdo informativo, tutoriais,  video formações referentes à aplicação / programa de faturação Sage Gestão Comercial
Todo o conteúdo apresentado é compatível com os programas de Sage Retail e Sage Factuplus Evolução

SAGE Gestão Comercial – Utilizar Documentos em Preparação


Utilizar a Função “Documentos em Preparação” no Sage Gestão Comercial, Sage Retail e Sage Factuplus

A utilização da função “Documentos em Preparação” no programa de faturação Sage Gestão comercial, Sage Retail ou Sage Factuplus, é bastante útil, podendo ser utilizada quando estamos a registar um documento de venda ou um documento de compra e pretendemos guardar esses documentos em estado de “pausa”, para posteriormente os podermos chamar e dar continuidade ao registo.

Quando colocamos um documento em preparação, este não fica registado,  fica em PAUSA para que seja reutilizado em qualquer altura para sua posterior conclusão

Os passos a realizar são equivalentes para os programas de faturação Sage Retail e Sages Factuplus Evolução e Sage 50c.

Exemplificando:

1- Ao registar-mos uma venda ou uma compra, após o lançamento de pelo menos 1 artigo, podemos verificar que no rodapé a opção [ Preparação ], existente no rodapé, fica ativa.

2 – Quando clicamos a primeira vez na opção [ Preparação ] , o documento muda para a secção dos dados dos totais e voltamos a clicar na opção [ Preparação ], colocando o documento na lista de documentos em preparação

3 – Quando voltarmos a registar um novo documento, seja um documento de cliente ou fornecedor, do lado direito da aplicação, são apresentadas as secções [ Documentos Em Preparação ], [Informações artigo/linha ] e [ Informação Documentos ], o que clicamos na secção [ Documentos Em Preparação ].

4 – Após clicarmos na secção [ Documentos Em Preparação ], esta irá apresentar todos os documentos que estão em estado “Preparação” de clientes ou fornecedores

5 – Clicamos no documento que pretendemos dar continuidade ao registo.

Veja o tutorial em vídeo!


Já lhe deve ter acontecido lançar inúmeros artigos numa fatura e por algum motivo, falta alguma informação para concluir o registo e tem de desistir de registar o documento até reunir a informação em falta, cancelando todo o seu trabalho.
Isso já não vai voltar a acontecer pois já sabe como utilizar os documentos em preparação.

Os passo realizados são muito semelhantes nos programas de faturação e gestão de stocks Sage Retail e Sage Factuplus e Sage 50c

O SAGE 50c é a evolução do Sage Gestão Comercial e Sage Factuplus.

Esperemos estar a contribuir para você poder utilizar ao máximo a sua aplicação de gestão SAGE.

Se tiver alguma dúvida referente ao software de gestão ou gostaria de ver abordado um ajuda em alguma funcionalidade no seu programa de faturação SAGE GC, Retail, Factuplus ou Sage 50c, envie-nos um email!

IDnet Informática – Técnicos SAGE – Baguim do Monte – Rio Tinto – Gondomar – Valongo – Maia – Porto – Matosinhos – Gaia
E-mail: suporte@idnet.pt

 

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SAGE Gestão Comercial – Como Ativar a Retenção na Fonte


Como ativar a retenção na fonte no Sage Gestão Comercial, Sage Retail e Sage Factuplus

Neste tutorial, vamos mostrar como ativar a retenção na fonte e quais os parâmetros a configurar para que esta retenção seja aplicada devidamente pelo programa de faturação e gestão Sage Gestão Comercial.

Os Procedimentos são equivalentes nos programas de faturação Sage Retail e Sages Factuplus Evolução.

A retenção na fonte é aplicada ao valor dos serviços e a clientes sujeitos passivos de iva (contabilidade organizada).

Exemplificando:

1- Clicamos no menu [ Diversos ]  e percorremos as opções [Configurações ] -> [ Parâmetros ]

2 – Na caixa de Parâmetros, escolhemos a opção [ Movimentação ] do separador.

3- Localizamos o bloco [ Retenção na fonte ] e ativamos a opção [ Venda c/ Retenção ]

A opção [ Ao criar cliente, se for sujeito passivo ativa retenção ] será selecionada automaticamente, garantindo deste modo que, quando criarmos novos clientes, que sejam sujeitos passivos de iva, fica ativada a opção de retenção na ficha deste.

A taxa a colocar será a percentagem no qual o vosso negócio se encaixa. Em caso de dúvida consultem um assistente de uma repartição das finanças ou coloquem a questão no portal das finanças.

Concluímos deste modo a ativação da retenção da fonte, no entanto temos que ter em atenção dois aspetos importantes para que essa retenção seja aplicada:

 

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1 – Verificar a ficha de cliente caso seja aplicada a retenção na fonte se esta está ativa

2 – Verificar se o artigo a faturar, no caso de ser um serviço, está selecionada a opção [ Serviço ] no campo “Tipo de Artigo:”, pois só é aplicada a retenção na fonte nos serviços.

 

Os passo realizados são muito semelhantes nos programas de faturação de gestão de stocks Sage Retail e Sage Factuplus.

 

O SAGE 50c é a evolução do Sage Gestão Comercial e Sage Factuplus.

Manual SAGE – Como Utilizar 4 Casas Decimais no Preço Unitário dos Artigos no Sage Gestão Comercial, SAGE Retail, Factuplus


Como Utilizar 4 Casas Decimais no Preço Unitário dos Artigos no Sage Gestão Comercial, SAGE Retail, Factuplus

Por padrão, as aplicações de faturação utilizam duas casas decimais, no entanto, existem áreas de negócio que têm necessidade de utilizar mais que 2 casas decimais, seja para lançar compras a fornecedores com produtos cujo valor unitário vem com 3 ou mais casas decimais bem como na venda.  Por exemplo as gasolineiras, fábricas de fabricação eletrónica, etc

Vamos mostrar como alterar o número de casas decimais no Sage Gestão Comercial, podendo utilizar estes passos nas aplicações de faturação Sage Retail, Sage Factuplus Evolução.
Na aplicação Sage 50c a posição dos menus está apresentado de modo diferente, no entanto, os passos são iguais, só terá de localizar as opções apresentadas nesta ajuda.

Exemplificando:

1 – Clicar no menu [ Tabelas ]

2 – Clicar em [ Tabelas Gerais ] e de seguida [ Moedas ]

3 – Clicamos na [ Lupa ] para localizar a moeda no qual pretendemos alterar o número de casas decimais, no nosso caso será a moeda  EURO, e clicamos na linha da moeda

4- Abrimos o separador [ Especificações ] e escolhemos o número de casas decimais que pretendemos na linha [ Nº decimais artigos ]

5 – Guardamos a escolha, clicando em [ Gravar ] e está definido o número de casas decimais desejado no preço unitário dos artigos para as vendas.

Relativamente às compras, teremos de realizar mais um passo, necessitamos de alterar todas as fichas de fornecedor no qual pretendemos utilizar mais do que duas casas decimais e gravar a alteração

1 – Abrimos a ficha de Fornecedor, clicamos no separador [ Outros dados ] e selecionamos o número de casas decimais desejadas para esse fornecedor

NOTA: Os valores totais dos documentos serão sempre em duas casas decimais, pois a menor fração da moeda EURO que circula é o cêntimo.

Veja o nosso vídeo de exemplo!


A IDnet, parceira certificada SAGE,  realiza apresentações gratuitas das aplicações de faturação Sage 50c, Sage Gestão Comercial, Sage Retail e Sage Factuplus Evolução (sage demo), bem como sua comercialização e suporte.
Prestamos suporte SAGE em Rio Tinto, Baguim do Monte, Vila Nova de Gaia, Valongo, Ermesinde, Valongo, Fânzeres, Gondomar, São Pedro da Cova, Porto, Matosinhos, entre outras localizações, bem como formação de expediente geral com utilização destas linhas de  software de faturação Sage, gestão de Stock e gestão de conta correntes.

A SAGE lançou recentemente (Julho de 2017) a nova aplicação SAGE 50c, tendo a IDnet obtido a certificação para comercialização e suporte ao SAGE 50c.

Esperamos que esta ajuda vos seja útil, bom trabalho e até um próximo conteúdo!

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Manual SAGE – Como Utilizar o Arquivo Digital no Sage Gestão Comercial, Sage Retail, Factuplus


Como utilizar o arquivo digital no Sage Gestão Comercial

O Sage Gestão Comercial bem como o Sage Retail e o Sage Factuplus têm a possibilidade de integrar o módulo de arquivo digital, o que é uma mais valia na organização do documental da Empresa.

Permite anexar documentos/ficheiros nos movimentos  como por exemplo, adicionar a cópia da fatura de compra num lançamento de compra, digitalização ou uma imagem de comprovativo de transferência a um pagamento a fornecedor, etc

Com esta funcionalidade, é mais fácil centralizar informação referente a cada lançamento, eliminando a necessidade de procurar originais nas capas ou requisitar à contabilidade esses documentos de compra.

Exemplificando:

1 – Abrimos um registo (seja uma fatura de compra, venda, pagamentos, recibos, guias, documentos de armazém), no rodapé seleccionamos o separador [ Extras ] e clicamos em [ Arquivo Digital ]

2 – Clicamos na opção [ Importar ], no qual apresenta o explorador para escolher o ficheiro que pretende anexar

Deste modo ficam anexados os documentos e ficheiros que escolher e disponíveis para futura consulta.

Este módulo está presente nas versões Sage Retail, Sage Factuplus e no Sage 50c

 

O SAGE 50c é a evolução do Sage Gestão Comercial e Sage Factuplus.


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Manual SAGE – Como Tirar um Recibo de Liquidação Parcial no Sage Gestão Comercial, Sage Retail, Factuplus


Como Tirar um Recibo de Liquidação Parcial no Sage Gestão Comercial, SAGE Retail, Factuplus

Nem sempre uma fatura é liquidada na sua totalidade, sendo necessário registar um recibo cuja liquidação da fatura é parcial e consequentemente o valor pendente continua em aberto na conta corrente do cliente para sua liquidação numa próxima regularização.

O modo de registo de um recibo de valor parcial é igual tanto na aplicação de faturação Sage Gestão Comercial, Sage Retail, Sage Factuplus Evolução, Sage 50c entre outros da família SAGE.

Exemplificando:

O cliente liquidou a fatura 017/06 na sua totalidade e pagou parcialmente 1000€ a fatura 07/5 :


1 – Na Coluna [ Visto ] clicamos na linha da fatura que será liquidada na totalidade (Fatura 017/6)

2 – Na linha da fatura 017/5, na coluna [ A Liquidar ] escrevemos o valor parcial da fatura que o cliente liquidou (expl. 1000€)

Ao escrever o valor e clicar em [ Enter ], a aplicação coloca um visto no início da linha, mas não irá liquidar na totalidade a fatura, ficando pendente o restante valor (230€) da fatura 017/5 na conta corrente do cliente, que será apresentado quando registar outro recibo ao mesmo.

3 – Clicar em [ Finalizar ] para concluir o registo do recibo, com uma fatura liquidada na totalidade e outra fatura parcial.

NOTA: Os pagamentos a fornecedores ( Novas de lançamento ) têm o mesmo procedimento quando pretendemos liquidar parcialmente uma fatura de compra


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Veja o nosso vídeo de exemplo!

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A SAGE lançou recentemente (Julho de 2017) a nova aplicação SAGE 50c, tendo a IDnet obtido a certificação para comercialização e suporte ao SAGE 50c.

Se precisa de comprar uma aplicação de faturação, gestão de stocks, gestão de contas correntes ou pretenda mudar de programa de faturação, peça-nos uma demonstração grátis!

 

Manual SAGE – Como adicionar texto livre no Sage Gestão Comercial, Sage Retail, Factuplus


Como adicionar texto livre no Sage Gestão Comercial, Sage Retail, Factuplus

O adicionar texto livre num documento é particularmente útil quando se pretende adicionar mais informação junto de cada linha de artigo.

O modo de adicionar este texto é usado tanto no programa de faturação Sage Gestão Comercial, Sage Retail, Sage Factuplus Evolução, Sage 50c entre outros da família SAGE,  bastando recorrendo ao símbolo igual “=“.

Exemplificando:

Pretendemos adicionar texto livre ao registar um documento:
1 – Clicamos no ícone [ Vendas ] , diretamente no Sage Dashboard

2 – Lançamos a linha de artigo que pretendemos ao documento selecionado e na próxima linha que pretendemos registar o texto livre, escrevemos “=” no campo referência, a fim de escrevermos o texto desejado na descrição:

Podemos adicionar quantas linhas de texto livre desejadas

A impressão resultará somente da apresentação do texto escrito na descrição

Veja o nosso vídeo de exemplo!

Caso necessite de suporte Sage ou alguma dúvida relacionada com a sua aplicação de Faturação e Gestão de Stocks disponha.


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Manual SAGE – Como criar uma nova série de numeração de faturação no Sage Gestão Comercial, Sage Retail, Factuplus


Como criar uma nova série de numeração de faturação no Sage Gestão Comercial, Sage Retail, Factuplus

Vamos mostrar como criar uma nova série de faturação no programa Sage Gestão Comercial, sendo estes os mesmos procedimentos para o Sage Retail e Sage Factuplus Evolução.

A criação de novas séries depende das suas necessidades e da forma como pretende organizar administrativamente a sua faturação.
Exemplo: Criar uma nova série em cada ano, uma série distinta para cada ponto de venda, etc.
Pode criar as séries que necessitar, desde que permaneça durante um ano fiscal e respeite a numeração sequencial.

Exemplificando:

1 – Clicamos no menu [ Diversos -> Configurações -> Configuração de Documentos – > Séries de Documentos ]

2 – Quando abrir o quadro das séries de documentos, clicar no ícone [ + ]

3 – Escrever a nova série pretendida “o campo é alfanumérico” e clicar em [ OK ]

4 – Predefinir a série desejada [ no rodapé do quadro ], confirmar essa alteração e clicar em [ OK ]

Veja o nosso vídeo de exemplo!



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