Conteúdo informativo, tutoriais,  video formações referentes à aplicação / programa de faturação Sage Gestão Comercial
Todo o conteúdo apresentado é compatível com os programas de Sage Retail e Sage Factuplus Evolução

Resolvido: Erro ao exportar para excel no Sage Gestão Comercial, Sage Retail

Erro ao Exportar para Excel

Sage Gestão Comercial, Retail

Está com problemas a exportar alguma listagem para XLS no programa de faturação, Sage Gestão Comercial ou Sage Retail?

Este problema foi verificado após o sistema operativo Windows, ter realizado atualização.

Atualizações que originaram esta anomalia:

– KB4041676
– KB4041691
– KB4041681
– KB4041693

Não necessita de remover estas atualizações, foi lançado a 2017.11.02 a atualização SAGE versão 20170308_Build_72 que resolve este problema e adiciona a função de exportar listagens para o formato XLSX!

Caso necessite de suporte técnico Sage, contacte-nos!

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Como Saber a Minha Versão do Sage Gestão Comercial?

Como Saber a Minha Versão do Sage Gestão Comercial?


Em alguns casos, necessitamos de saber a nossa versão do programa de faturação Sage, que atualmente temos instalado nos nossos postos de trabalho bem como informações da licença SAGE e contrato SAGE.

Nota: Os passos aqui apresentados podem ser semelhantes nas aplicações Sage Retail, Sage 50c e Sage Factuplus.

Apresentamos os locais onde pode consultar essas informações:

O ponto 4 é o mais importante, pois apresenta toda a informação centralizada: versão do software, linha do software, contrato sage, licença do programa, etc.

1 – No arranque do seu programa de faturação:

Podemos verificar no cabeçalho o nome da aplicação de gestão, neste caso é o [ sage Gestão Comercial ] e no rodapé sabemos a versão atualmente instalada [ 2017.03.007 ].



2 – No software de faturação:

No topo do programa (Cabeçalho), é-nos informado o nome do programa de faturação certificado [ Sage Gestão Comercial ], a versão instalada [ 2017.03 ] e linha do programa sage [ Vision – Gestão Comercial (SGC12) ]

A “linha”, representa as características funcionais que o programa de faturação disponibiliza, dependendo da licença adquirida, neste caso a linha é a [ Vision ] Código identificativo da linha [ SGC12 ]

Caso pretenda consultar as linhas disponíveis no programa de faturação Sage GC, cliqueAQUI ]



3 – No “dashboard” da aplicação, conseguimos visualizar o tipo de contrato SAGE que temos, neste caso é o contrato Sage Care Premium que é válido até 11-04-2018.




4 – Quando o programa de faturação está aberto, no rodapé deste, mais propriamente no canto inferior esquerdo, está presente um link com a versão de instalação da aplicação.

Ao clicar no link, é apresentada uma caixa que mostra ao pormenor todas as informações referentes ao programa, nomeadamente:

  • Número da Licença
  • Código do Cliente
  • Qual a linha do programa Sage GC (Basic, Prime, Vision) e sua versão dentro dessa linha
  • Em que nome está emitida a licença
    A licença deverá estar emitida no nome da sua empresa ou em seu nome no caso de empresários em nome individual, caso contrário poderá estar a utilizar uma licença ilegal SAGE.
  • Número de Postos
  • Qual o contrato SAGE ativo e seu período
  • Funcionalidades ativas
  • Funcionalidades extras ativas, condicionadas ao tipo e data de contrato



Autoliquidação – Inversão Sujeito Passivo – Sage Gestão Comercial



Como utilizar a Autoliquidação – Inversão Sujeito Passivo

Sage Gestão Comercial, Sage Retail, Sage Factuplus


A Autoliquidação do IVA tem lugar quando existe a inversão do sujeito passivo, ou seja, quando a pessoa que adquire os serviços ou produtos é a responsável pela liquidação do IVA.

Terá de autoliquidar o imposto de IVA quando for sujeito passivo de IVA em território nacional e adquira bens ou serviços nas seguintes áreas:

  • Construção civil (Artigo 2.º n.º 1 alínea j do CIVA);
  • Desperdícios, resíduos e sucatas (Artigo 2.º n.º 1 alínea i do CIVA);
  • Emissões de gases com efeito de estufa (Artigo 2.º n.º 1 alínea l do CIVA);
  • Aquisição de bens em Estados membros (Artigo 8º do RITI);
  • Transmissão de bens imóveis (Decreto-Lei n.º 21/2007, de 29 de janeiro);
  • Ouro para investimento (Decreto-Lei n.º 362/99, de 16 de Setembro).

Se o adquirente dos bens ou serviços apenas for sujeito ao abrigo do artº 9º ou artº 53º não há inversão do sujeito passivo, portanto não autoliquida IVA.

A Empresa que presta os serviços ou transmite os bens deve emitir as faturas sem a liquidação de IVA.

Deve mencionar na fatura a expressão “IVA – Autoliquidação“.

Por sua vez quem adquire os produtos ou serviços deve realizar a autoliquidação do imposto dentro dos respetivos prazos.

Como ativar a Autoliquidação / Inversão Sujeito Passivo no SAGE?


Exemplificando no Sage Gestão comercial como se utiliza a Autoliquidação – Inversão Sujeito Passivo:

Nota: Os procedimento que iremos mostrar, são semelhantes nos programas de faturação Sage Retail e Sage Factuplus Evolução

1 – Percorrer o menu [ Tabelas ] => [ Tabelas Gerais ] => [ Zonas/Países ]

=>  =>

2 – No quadro [ Zonas ] é necessário:

1)  Escrever uma descrição no campo [Zona] que o ajude a identificar “Expl. Autoliquidação”
2) Escolher o [Tipo] Inversão sujeito passivo 
3) Gravar a Zona


3 – Aquando a emissão de um documento de venda, no cabeçalho deste, selecionamos no campo [ Zona ] a respetiva zona referente à autoliquidação

Após lançar os artigos e serviços, antes de gravar o documento, ao clicar [ Ver Antes ] no rodapé, vai verificar que o documento está sem IVA, apresentando na coluna da incidência do IVA a expressão “IVA -Autoliquidação


Caso necessite de assistência à sua aplicação SAGE, não hesite em contactar-nos!

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Como Converter uma Guia de Transporte numa Fatura – Sage Gestão Comercial, Sage Retail, Factuplus



Como converter uma guia de transporte numa fatura, no Sage Gestão Comercial, Sage Retail, Factuplus

O programa de faturação Sage Gestão Comercial, bem como o Sage Retail, Sage Factuplus e SAGE 50c, permitem a conversão de documentos para agilizar o dia a dia de uma empresa.

Neste tutorial, vamos mostrar um dos métodos para converter uma guia de transporte numa fatura.

Exemplificando:

Sabendo que temos uma guia de transporte emitida a um cliente, vamos até ao painel de registo de fatura.

1 – Clicamos no ícone [ Vendas ] , diretamente no Sage Dashboard ou através dos menus [ Movimentos ] -> [ Movimento de Vendas ] -> [ Documentos de Venda ]

2 – Carregamos a Guia de Transporte que pretendemos converter em fatura, bastando selecionar o tipo de documento [ Guia de Transporte ] e utilizar a lupa  para facilmente selecionar a guia de transporte.

3 – Após selecionar a guia de transporte, no rodapé do documento, é ativado o ícone [ Converter ]  , bastando clicar neste

4 – Será apresentado o quadro de conversão no qual é necessário ter em atenção ao Documento de destino no qual selecionamos neste caso [ Fatura ] e a série do documento.

Temos a possibilidade neste quadro, de editar os valores de venda, os descontos e decidir se vão todas as linhas dos artigos que compõem a guia de transporte para a futura fatura.
Clicamos em [ Converter ] após termos realizado todas as alterações

Pode realizar igualmente, todas as alterações mencionadas após clicar em [ Converter ].
A fatura não fica registada até decidir que está concluída.

4.1 – Na última linha de artigo, será apresentada a guia de transporte que proveio o(s) artigo(s)

5 – Para concluir, basta clicar em [ Gravar ] 

Existem outras formas de converter uma guia de transporte em fatura, no qual iremos abordar num outro artigo de ajuda.

 

IDnet Informática – Parceiro Certificado SageAssistência e Suporte Técnico SAGE  – Formação Sage

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Manual Sage – Como Criar um Novo Utilizador no Sage Gestão Comercial, Retail?

Como Criar um novo Utilizador no SAGE Gestão Comercial / Sage Retail?

Para criar um novo utilizador no programa de faturação Sage Gestão Comercial, necessita de aceder ao painel de sistema da aplicação.

Exemplificando:

1 – Executar a aplicação de Faturação Sage 50c, GC, Retail ou Factuplus, na identificação do utilizador escolher um utilizador com permissões de administrador de sistema “p.ex. Administrador”colocar a respetiva password
2 – Clicar na opção [ Sistema ]

3 – Clicar no ícone [ Utilizadores ]

4 – Clicar no ícone [ Novo Utilizador ]

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5 – No campo [ Número ] escrever um número ou um nome
6 – Preencher o campo [ Nome ] com o nome desejado
7 – Colocar o “visto” na opção [ Administrador ], a fim de conceder ao novo utilizador permissões mais amplas na aplicação e clicar em [ OK ] para finalizar

Nota: Se pretender que o novo utilizador tenha igualmente permissões para aceder ao painel de sistema, que é o painel onde estamos a criar este utilizador, é necessário colocar o visto em [ Administrador de Sistema ]

8 – Quando voltar a arrancar com o programa de faturação Sage Gestão Comercial ou Sage Retail, o novo utilizador já está presente na caixa de escolha [ Utilizador ] 9 – Clicar em [ Entrar ]

10 – Escrever uma palavra-passe para o novo utilizador e clicar em [ Seguinte ]


 

Os passos utilizados neste guia para a criação de novos utilizadores, são semelhantes para os programas de faturação e gestão de stocks Sage Retail, Sage 50c e Sage Factuplus Evolução

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IDnet – Informática – Assistência Sage Grande Porto

Como Configurar o SAGE para Submissão Automática das Guias de Transporte e Faturas no Portal da AT

Como Configurar o SAGE para Submissão Automática das Guias de Transporte e Faturas no Portal da AT

 

A submissão automática das guias de transporte e documentos de venda para o portal da Autoridade Tributária “AT”, agiliza o funcionamento das Empresas.

Relativamente às guias de transporte de mercadorias, no qual é obrigatório* a sua submissão e tomar conhecimento do código de comunicação fornecido pela AT para o facultar à unidade de ação fiscal em caso de algum controlo de estrada

* Encontram-se excluídos da obrigação de comunicação os elementos dos documentos de transporte em que o destinatário ou adquirente seja consumidor final. Entende-se por consumidor final não sujeitos passivos de IVA, isto é, particulares.

Para se proceder com a parametrização do programa de faturação e gestão de stocks para o envio automático dos documentos de transporte e documento de venda, é necessário criar um utilizador no portal da AT “Autoridade Tributária”
com permissão para essas comunicações.

Caso ainda não tenha criado um utilizador para estes fins, pode consultar o nosso guia de ajuda!

 

 

 

Este guia de ajuda para a configuração do envio automático dos documentos através do software de gestão  é válido para os programas de faturação e gestão de stocks Sage 50c, Sage Retail, Sage Gestão Comercial, Sage Factuplus Evolução.

Exemplificando:

1 – Executar a aplicação de Faturação Sage 50c, GC, Retail ou Factuplus, na identificação do utilizador escolher um utilizador com permissões de administrador de sistema “p.ex. Administrador”, colocar a respetiva password e clicar na opção [ Sistema ]

2 – Clicar no ícone [ Empresas ]

3 – Selecionamos a Empresa

4 – Clicar no separador [ Comunicação de Guias à AT ] e clicar igualmente na secção [ Termos de uso ]

5 – Escrever o número atribuído ao utilizador que criou no portal da AT para estes fins e a respetiva password.

5.1) – O botão [ Validar Utilizador ] realiza um teste de verificação dos dados. Caso o utilizador e/ou password esteja errado, será alertado.

5.2) – A opção de [ Após a emissão do documento de transporte… ] refere-se à submissão automática da guia de transporte no portal da AT, assim que esta seja gravada no programa de faturação SAGE, o documento é submetido e atribuído o código de submissão, sem a necessidade de uma acção do utilizador.
Caso a opção não seja ativada, quando registar uma guia de transporte, esta não é submetida de imediato, sendo necessário voltar a carregar essa guia e clicar no botão de submissão AT para receber o código de submissão.

5.3 ) – Clicar em [ OK ] para que a aplicação guarde os dados

6 – Para a submissão automática dos documentos de venda “faturas, notas de crédito, notas de débito, etc), clicar no separador [ Comunicação de Faturas à AT ] e na opção [ Termos de uso ]

 

7 – Escrevemos o número atribuído ao utilizador que criamos no portal da AT para estes fins e a respetiva password.

7.1) – O botão [ Validar Utilizador ] realiza um teste de verificação dos dados. Caso o utilizador e/ou password esteja errado, será alertado.

8 – Clicar no separador [ Configurações ], escrever a data que pretendemos que se inicie a submissão automática dos documentos de venda e clicar em [ OK ] para guardar.

Alertamos que, ao abrigo do Decreto-lei 198/2012, art.3º, n2º, não poderá mudar de formato de comunicação dos documentos de faturação à Autoridade Tributária no decorrer do ano civil, não podendo neste período utilizar a comunicação deste documentos por SAF-T (PT)

Deixamos aqui uma sugestão relativamente às opções de configuração dos campos de comunicação automática das guias de transporte e documentos de venda para o portal da AT:

– Na secção de [ Comunicação de Guias à AT ], não colocar o “visto” na opção [ Após a emissão do documento de transporte, obter de imediato o código…], para nos dar a possibilidade de verificar os dados da guia após o registo desta e em caso de erra anular o documento, e depois dessa verificação, submeter o documento, clicando no ícone  “AT”, presente nesse.

– Na secção de [ Comunicação de Faturas à AT ], nas [ Configurações ], colocar o “intervalo de dias entre a emissão do documento e o envio à AT:”  para [ Após 3 dias ].
Deste modo, quando registamos um documento de venda “Fatura, Nota de Crédito, Nóta de Débito, Etc.”, este só será submetido automaticamente para o portal da AT, após 3 dias, possibilitando deste modo a anulação do documento antes da sua submissão, em caso de algum engano no registo deste.

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SAGE Gestão Comercial – Calculadora

O Utilitário “Calculadora” no Sage Gestão Comercial, Sage Retail e Sage Factuplus

No programa de faturação Sage Gestão comercial, Sage Retail ou Sage Factuplus, existe o utilitário [ Calculadora ].

Esta Calculadora tem a particularidade de auxiliar o utilizador no calculo do IVA, seja para adicionar ou retirar o IVA do valor que colocar, utilizando os botões [+ IVA] e [-IVA]

A taxa do iva que a calculadora utiliza é a taxa que estiver definida nos Parâmetros  -> Configurações por padrão dos artigos.

Exemplificando:

1- Abrimos o menu [ Diversos ] -> [ Utilitários ]

2 – Clicamos em [ Calculadora ]

3 – A calculadora permite com um clique, adicionar ou retirar a taxa de IVA do valor colocado.

 

 


Esperemos estar a contribuir para você poder utilizar ao máximo a sua aplicação de gestão SAGE.

Se tiver alguma dúvida referente ao software de gestão ou gostaria de ver abordado um ajuda em alguma funcionalidade no seu programa de faturação SAGE GC, Retail, Factuplus ou Sage 50c, envie-nos um email!

IDnet Informática – Técnicos SAGEGrande Porto
E-mail: suporte@idnet.pt

 

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