Novidades referentes à versão SAGE 50c 2018.50.02

Disponibilizada atualização para o sage 50c [2018.50.02].

Esta atualização conta com as seguintes alterações e acréscimos de funcionalidades referentes ao Regulamento Geral de Proteção de Dados:

  • Assistente de limpeza de dados pessoais

    Indicação de dados por entidade (ex: clientes, fornecedores, outros) que possuem finalidades com período de retenção expiradas e que dados pessoais podem ser limpos individualmente ou em lote.
    Por segurança esta opção irá estar disponível a partir do dia 15 de Junho.
    A opção de limpeza vai permitir apagar massivamente dados pessoais e por isso os dados deverão ser validados se têm consentimento ou se podem ser eliminados.
    Alertamos que uma vez apagados os dados não poderão ser recuperados.
    No entretanto e perante pedidos de esquecimento, poderá temporariamente utilizar a opção de limpeza de dados constante nas fichas individuais das entidades.

  • Menus e Dashboard

    • Dados Pessoais
      Nova área funcional na qual residem as principais funcionalidades do Addon para gestão de dados pessoais
  • Entidades

    Identificação de campos pessoais
    Nas fichas de entidades os campos pessoais são agora identificados por código de cores distinguindo assim quais os campos não fiscais.

    É disponibilizada uma legenda no campo inferior direito com a respetiva descrição.

    • Campos Extra
      Campos extra assinalados visualmente como dados pessoais e implementado o esquecimento dos campos extra nos Clientes, Fornecedores e Outros devedores e credores
    • Imputação
      Imputação (Obras, Veículos e personalizada) assinalado como dado pessoal e implementado o esquecimento nos Clientes
    • Esquecimento
      O esquecimento passa a ser possível ser efetuado múltiplas vezes
  • Pesquisas

    • Novas pesquisas
      Foram criadas novas pesquisas, contendo apenas dados fiscais.
      Um utilizador sem acesso a dados pessoais só terá acesso às novas pesquisas, enquanto que um utilizador com acesso a dados pessoais continuará a ter acesso às pesquisas atuais. (a pesquisa de Vendedores está inibida para utilizadores sem acesso a dados pessoais porque todos os campos desta ficha estão classificados como pessoais).
    • Configuração de pesquisas
      Utilizadores sem acesso a dados pessoais passam a ter restrições na configuração de pesquisas;
      para além de apenas poderem configurar campos fiscais, deixam de ter acesso à opção de ligação de tabelas.
  • Utilizadores

    • Campos extra
      Utilizador sem acesso a dados pessoais não tem acesso aos Campos Extra nas entidades (Clientes, Fornecedores e Outros devedores e credores)
    • Nova permissão
      Nova permissão por utilizador para dar consentimento para tratamento de dados pessoais.
    • Relatórios
      Novos utilizadores não podem, por padrão, exportar relatórios.
    • Exportação
      Utilizadores sem acesso a dados pessoais não poderão exportar dados pessoais não fiscais a partir da ficha das entidades.
    • Vendedores
      Quando existem permissões definidas por vendedor, vai obrigar a ter palavra-passe nos vendedores novos, esta palavra-passe deverá ser criada em conformidade com a politica de segurança.
      API
    • Assinatura de documentos
      Passa a ser possível, via API, gravar a assinatura de documentos criados em séries externas.
  • Arquivo digital

    • Propriedade “Pessoal”
      Acrescentada uma nova propriedade intitulada de “Pessoal” para possibilitar identificação dos elementos inseridos, quais são os que correspondem a dados pessoais.

Mantemos a sua aplicação de gestão SAGE 50c sempre atualizada!