Como fazer o Inventário Anual para Submissão na AT no SAGE 50c


Inventário Anual

Sage 50c


Desde Janeiro de 2015 que as pessoas coletivas ou singulares, que tenham sede ou domicílio fiscal em território português, que disponham de contabilidade organizada, que tenham no ano anterior um volume de faturação superior a 100 mil euros e que estejam obrigadas à elaboração de inventário, têm até dia 31 de Janeiro do ano seguinte de comunicar via eletrónicamente à Autoridade Tributária e Aduaneira o stock remanescente no último dia do exercício anterior, ou seja, realizar o inventário no dia 31/12 de cada ano.

Podemos realizar o inventário nos dias posteriores, no entanto é necessário informar a AT, através da submissão do ficheiro de inventário, a existência de stock do último dia do ano, 31/12.

Explicando como realizar o inventário no programa de faturação SAGE 50c e como exportar o ficheiro de inventário para a sua submissão:

1- No programa de faturação certificado SAGE 50c, acedemos ao separador [ Stocks ]

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9- Escolhemos o tipo de ficheiro, neste caso é AT.
O ficheiro será guardado na localização indicada no campo [ Exportar para: ] e clicamos em [ Exportar ]

10- Após exportar-mos o ficheiro, acedemos ao portal e-fatura e enviamos o ficheiro.


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Manual Sage – Como Criar um Novo Utilizador no Sage Gestão Comercial, Retail?

Como Criar um novo Utilizador no SAGE Gestão Comercial / Sage Retail?

Para criar um novo utilizador no programa de faturação Sage Gestão Comercial, necessita de aceder ao painel de sistema da aplicação.

Exemplificando:

1 – Executar a aplicação de Faturação Sage 50c, GC, Retail ou Factuplus, na identificação

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Os passos utilizados neste guia para a criação de novos utilizadores, são semelhantes para os programas de faturação e gestão de stocks Sage Retail, Sage 50c e Sage Factuplus Evolução

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Como Configurar o SAGE para Submissão Automática das Guias de Transporte e Faturas no Portal da AT

Como Configurar o SAGE para Submissão Automática das Guias de Transporte e Faturas no Portal da AT

 

A submissão automática das guias de transporte e documentos de venda para o portal da Autoridade Tributária “AT”, agiliza o funcionamento das Empresas.

Relativamente às guias de transporte de mercadorias, no qual é obrigatório* a sua submissão e tomar conhecimento do código de comunicação fornecido pela AT para o facultar à unidade de ação fiscal em caso de algum controlo de estrada

* Encontram-se excluídos da obrigação de comunicação os elementos dos documentos de transporte em que o destinatário ou adquirente seja consumidor final. Entende-se por consumidor final não sujeitos passivos de IVA, isto é, particulares.

Para se proceder com a parametrização do programa de faturação e gestão de stocks para o envio automático dos documentos de transporte e documento de venda, é necessário criar um utilizador no portal da AT “Autoridade Tributária”
com permissão para essas comunicações.

Caso ainda não tenha criado um utilizador para estes fins, pode consultar o nosso guia de ajuda!

 

 

 

Este guia de ajuda para a configuração do envio automático dos documentos através do software de gestão  é válido para os programas de faturação e gestão de stocks Sage 50c, Sage Retail, Sage Gestão Comercial, Sage Factuplus Evolução.

Exemplificando:

1 – Executar a aplicação de Faturação Sage 50c, GC, Retail ou Factuplus,

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Como criar um utilizador no site da Autoridade Tributária?

CRIAR UM UTILIZADOR NO SITE DA AUTORIDADE TRIBUTÁRIA, PARA O ENVIO AUTOMÁTICO DAS GUIAS DE TRANSPORTE E/OU FATURAS

 

Para poder utilizar o serviço Web Service no programa de faturação Sage 50c, Sage Gestão Comercial, Sage Retail , Sage Factuplus Evolução ou outra aplicação de gestão que tenha a funcionalidade de comunicação de documentos via Web Service, cuja função é a entrega em tempo real dos documentos gerados pelo software de gestão no portal da AT, como por exemplo as guias de transporte a fim de receber o código de comunicação e/ ou faturas “Saft”, necessita de criar em primeiro lugar, um utilizador no site da Autoridade Tributária.

 

Exemplificando:

Como criar um utilizador no site da Autoridade Tributária

 

1 – Aceder ao site da Autoridade Tributária em https://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/home.action

2 – Escolher a opção

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