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A Importância de um Site e do Marketing Digital

Ter um Site

A importância de ter um Site e do Marketing Digital no seu negócio, utilizando um caso real.

Ter um site na internet é indispensável para garantir uma presença do negócio na rede digital.

Dependendo do tipo de negócio, o site pode ter:

  • Todos os serviços que realiza
  • Produtos que comercializa (podendo realizar vendas através do próprio site)
  • Informações sobre horário de funcionamento, contactos e localização
  • Portefólio de trabalhos realizados
  • Meios de comunicação alternativos para o cliente contactar
  • Etc

Praticamente todas as empresas, comerciantes, prestadores de serviços, necessitam de clientes e a Internet é atualmente o canal de eleição que os potenciais clientes utilizam para pesquisar produtos, serviços e obter informações de contacto.

Não ter um site é dificultar a angariação de clientes, diminuir a realização de serviços e vendas, esconder a existência do negócio .

Para quem tem um negócio, obviamente que o plano de “não ter um site” não é benéfico.

Factos Reais

*Vamos dar o nome de ABCD (nome fictício) à Empresa devido a motivos de anonimato

A Empresa ABCD*, com mais de 10 anos de existência, prestadora de serviços e comerciante de equipamentos, não tinha o seu site empresarial.

Os clientes foram angariados através de referências dadas pelos clientes “o chamado maketing boca-a-boca”, recomendações e conhecimentos.

Num determinado momento do percurso evolutivo da Empresa, mais propriamente num momento de estagnação, a Direção apercebeu-se da notoriedade da concorrência na Internet

Em diversas pesquisas que a Gerência da Empresa ABCD* fez no Google, associadas ao seu mercado, viu a presença da concorrência em diversos resultados de pesquisa, demonstrando a facilidade de localização da empresa concorrente.

Fomos selecionados para a realização de um trabalho completo, desenvolvimento do site para a empresa e Marketing Digital.

Em um mês, o Site ficou pronto e publicado na Internet.
Todos os dados relevantes, contactos, horário, serviços, informação da empresa e artigos, estavam disponíveis no site e este presente nos motores de busca.

1º Objetivo alcançado: Ter o um Site Empresarial

Marketing Digital

O objetivo de ter um site foi atingido, mas o trabalho para manter uma forte presença na Internet só agora começou.

Porque? Mas afinal não é só ter um site e já esta?

Entre milhões de sites existentes na Internet e milhares do mesmo ramo tem de existir algo mais para o seu site marcar presença!

P: – Qual o “segredo” para destacar este site em relação aos outros sites?
R: – Marketing Digital!

A IDnet não só desenvolve sites como trabalha em Marketing Digital, aplica um conjunto de estratégias direcionadas à promoção do negócio do cliente na internet.

O SEO (Optimização de Sites para motores de busca) é uma das áreas a trabalhar no Marketing Digital, isto é, quando desenvolvemos um site, temos em atenção todo o conteúdo textual, a estrutura do site, velocidade, entre outros pormenores que irão beneficiar a posição das páginas do site nos motores de busca.

Resumindo, o objetivo com um trabalho SEO é colocar as páginas das empresas nos lugares cimeiros dos resultados de pesquisa dos motores de busca.

Quando alguém pesquisa no Google por uma determinada expressão (vamos dar o nosso exemplo: “técnicos sage rio tinto“, “Empresa Marketing Digital Baguim“, “programas de faturação rio tinto” ), o site (mais propriamente uma ou mais páginas do site)  aparece na primeira página dos resultados do Google.

As posições dos sites nos resultados dos motores de busca, são dinâmicas, isto quer dizer que, tanto podem estar na primeira página dos resultados do Google como podem deixar de estar, tudo depende do trabalho continuo que se realiza no site e da concorrência que está, igualmente, a trabalhar no mesmo sentido.

Ter um site que não aparece nos primeiros resultados da Google quando se pesquisa por algo relacionado com serviços e produtos que este disponibiliza, é ter um site que só o proprietário sabe da sua existência, é contraproducente e não é o objetivo desejado.

Algumas áreas de trabalho no Marketing Digital:

  • SEO

    Optimização do site para motores de busca, performance das páginas, estrutura do site, optimização dos conteúdos introduzidos, melhorar o número e a posição de seus resultados nas pesquisas orgânicas para uma grande variedade de palavras-chave relevantes ao conteúdo do site.

  • Medir e Objetivos

    Saber, quantas pessoas visitam o site, o que vêm mais, que dispositivos utilizam, de que zonas geográficas os visitantes provêm, que outros sites estão a linkar os conteúdos do site, qual o volume de visita que provêm das redes sociais, etc.
    Com estas metricas, são executadas alterações no site, planos de marketing focados num determinado nicho de visitantes, etc

    Criação e configuração de objetivos ou metas que se pretende atingir, como por exemplo, submissão de um formulário, conclusão da compra de um produto, clique no botão de contacto telefónico do site, etc

  • Criar uma lista de Clientes através de Subscrição da Newsletter

    O objetivo da newsletter é gerar valor para o seu público, visando a criação de um vínculo a médio, longo prazo, que trará credibilidade e confiança à sua empresa.

    As oportunidades de negócio obtidas por meio da newsletter são consequências do bom relacionamento entre a sua marca e os públicos com os quais ela se relaciona.

    Devem ser utilizar práticas que incentivem o visitante do site a deixar o seu e-mail.

    Todos os e-mails e campanhas por e-mail enviadas para a lista de contactos, têm de ter um propósito bem definido, uma mensagem que seja relevante para o subscritor.

  • SEA - Publicidade Paga Google, o Impulso Extra

    Cria anúncios na Google e gerir o plafon atribuído para publicidade. Fazer publicidade no Google não é só associar o cartão de credito à conta adwords, criar um anuncio, definir um valor diário e esperar que resulte.

    É necessário acompanhar os resultados, alterar os anúncios para atingir o melhor resultado, definir e alterar o valor que pretendemos gastar por cada clique em cada palavra que decidimos incluir, adicionar palavras negativas que vão surgindo, definir a região, horário, implementar remarketing no site, etc

    Resumindo, gerir  da melhor forma o montante definido e trabalhar para obter o melhor resultado possível na publicidade paga da Google (SEA)

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Resultados do Trabalho de Marketing Digital

Colocamos alguns resultados provenientes do trabalho em Marketing Digital para a Empresa ABCD*, sem entrarmos em explicações pormenorizadas.

Trata-se de resultados de um trabalho que decorre desde finais de 2016.

Os resultados de um trabalho de marketing digital não são imediatos nem permanentes, exige insistência e trabalho continuo.

Benefícios que o Marketing Digital está a trazer à Empresa ABCD*

Gráfico 1 –  (Resultados 01-10-2016 a 30-08-2018) – O número de visitas ao site aumentam mensalmente,  a Empresa tem agora notoriedade na Internet, a probabilidade de gerar receita aumenta progressivamente.

Gráfico 2 – No último trimestre, 33 solicitações de localização, indica que novos clientes utilizaram o GPS do telemóvel para chegarem à loja, 26 contactos telefónicos (este gráfico representa somente as ações provenientes do Google My Business!)

Os valores não representam 100% negócios fechados ou vendas, mas sabemos que a probabilidade de vendas aumenta conforme aumenta o volume de visitas ao site e à loja. O mais mais importante no nosso trabalho é o feedback do cliente sobre os resultados positivos do nosso trabalho em marketing digital:

  • aumento da carteira de clientes
  • inúmeros pedidos de orçamentos
  • vendas realizadas a novos clientes
  • aumento da notoriedade da empresa
  • aumento do volume de faturação.

O trabalho de Marketing Digital é um trabalho continuo de promoção do negócio na Internet.

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