A Importância de um Site e do Marketing Digital
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A Importância de um Site e do Marketing Digital

Ter um Site

Vamos escrever sobre a importância de ter um Site e do Marketing Digital no seu negócio, utilizando um caso real.

Ter um site na internet é indispensável para garantir uma presença do negócio na rede digital.

Dependendo do tipo de negócio, o site pode ter:

  • Todos os serviços que realiza
  • Produtos que comercializa (podendo realizar vendas através do próprio site)
  • Informações sobre horário de funcionamento, contactos e localização
  • Portefólio de trabalhos realizados
  • Meios de comunicação alternativos para o cliente contactar
  • Etc

Praticamente todas as empresas, comerciantes, prestadores de serviços, necessitam de clientes, e a Internet  é atualmente o canal de eleição que os potenciais clientes utilizam para pesquisar produtos, serviços e obter informações de contacto.

Não ter um site é dificultar a angariação de clientes, diminuir a realização de serviços e vendas, esconder a existência do negócio .

Para quem tem um negócio, obviamente que o plano de “não ter um site” não é benéfico.

Factos Reais

*Vamos dar o nome de ABCD (nome fictício) à Empresa devido a motivos de anonimato

A Empresa ABCD*, com mais de 10 anos de existência, prestadora de serviços e de comércio de equipamentos, não tinha até ao momento um site empresarial.

Os clientes foram angariados através de referências dadas pelos clientes “o chamado maketing boca-a-boca”, recomendações e conhecimentos.

Num determinado momento do percurso evolutivo da Empresa, mais propriamente num momento de estagnação, a Direção apercebeu-se da notoriedade da concorrência na Internet

Em diversas pesquisas que a Gerência da Empresa ABCD* fez no Google, associadas ao seu mercado, viu a presença da concorrência em diversos resultados de pesquisa, demonstrando a facilidade de localização da empresa concorrente.

A Empresa ABCD*, na vontade de mudar a situação e de pretender dar uma nova energia ao seu negócio, realizou várias pesquisas para encontrar empresas que desenvolvem sites.

O trabalho de Marketing Digital realizado para a IDnet a funcionar a seu favor.

O site da IDnet Informática está presente nas primeiras páginas dos resultados de pesquisa sobre expressões relacionadas com os serviços que esta presta, o que demonstra de imediato, a importância de ter um site com um bom trabalho de marketing digital, facilitando a localização e contacto.

Apresentamos os nossos trabalhos (a importância do portefólio no site), explicamos todo o trabalho que iríamos realizar e as mais valias que a empresa ABCD* iria beneficiar.

Em um mês, o Site ficou pronto e publicado na Internet.
Todos os dados relevantes, contactos, horário, serviços, informação da empresa e artigos, estavam disponíveis no site e este presente nos motores de busca.

Ter o seu Site Empresarial na Internet

Marketing Digital

O objetivo de ter um site foi atingido, mas o trabalho para manter uma forte presença na Internet só agora começou.

Porque? Mas afinal não é só ter um site e já esta?

O site desenvolvido é só mais um entre milhões de sites existentes na Internet e milhares do mesmo ramo.

– O que vai fazer destacar este site em relação aos outros sites?
Marketing Digital!

A IDnet não só desenvolve sites como trabalha em Marketing Digital, aplica um conjunto de estratégias direcionadas à promoção do negócio do cliente na internet.

O SEO (Optimização de Sites para motores de busca) é uma das áreas a trabalhar no Marketing Digital, isto é, quando desenvolvemos um site, temos em atenção todo o conteúdo textual, a estrutura do site, velocidade, entre outros pormenores que fazem diferença e irão beneficiar a posição das páginas do site nos motores de busca.

Resumindo, o objetivo com um trabalho SEO é colocação das páginas das empresas nos lugares cimeiros dos resultados dos motores de busca.

Quando alguém pesquisa no Google por uma determinada expressão (vamos dar o nosso exemplo: “suporte sage rio tinto“, “Marketing Digital Baguim“, “programas de faturação rio tinto” ), o site (mais propriamente uma ou mais páginas do site)  aparece na primeira página dos resultados do Google.

As posições dos sites nos resultados dos motores de busca, são dinâmicas, isto quer dizer que, tanto podem estar na primeira página dos resultados do Google como podem deixar de estar, tudo depende do trabalho continuo que se realiza no site e da concorrência que está, igualmente, a trabalhar no mesmo sentido.

Ter um site que não aparece nos primeiros resultados da Google quando se pesquisa por algo relacionado com serviços e produtos que este disponibiliza, é ter um site que só o proprietário sabe da sua existência, é contraproducente e não é o objetivo desejado.

As nossas áreas de trabalho no Marketing Digital são:

  • SEO

    Optimização do site para motores de busca, performance das páginas, estrutura do site, optimização dos conteúdos introduzidos, melhorar o número e a posição de seus resultados nas pesquisas orgânicas para uma grande variedade de palavras-chave relevantes ao conteúdo do site.

  • Possibilidade de Medir

    Saber, quantas pessoas visitam o site, o que vêm mais, que dispositivos utilizam, de que zonas geográficas os visitantes provêm, que outros sites estão a linkar os conteúdos do site, qual o volume de visita que provêm das redes sociais, etc.
    Com estas metricas, são executadas alterações no site, planos de marketing focados num determinado nicho de visitantes, etc

  • Criar uma lista de Clientes através de Subscrição da Newsletter

    O objetivo da newsletter é gerar valor para o seu público, visando a criação de um vínculo a médio, longo prazo, que trará credibilidade e confiança à sua empresa.

    As oportunidades de negócio obtidas por meio da newsletter são consequências do bom relacionamento entre a sua marca e os públicos com os quais ela se relaciona.

    Devem ser utilizar práticas que incentivem o visitante do site a deixarem o seu e-mail.

    Todos os e-mails e campanhas por e-mail enviadas para a lista de contactos, têm de ter um propósito bem definido, uma mensagem que seja relevante para o subscritor.

  • SEA - Impulso Extra

    Cria anúncios na Google e gerir o plafon atribuído para publicidade. Fazer publicidade no Google não é só associar o cartão de credito à conta adwords, criar um anuncio, definir um valor diário e esperar que resulte.

    É necessário acompanhar os resultados, alterar os anúncios para atingir o melhor resultado, definir e alterar o valor que pretendemos gastar por cada clique em cada palavra que decidimos incluir, adicionar palavras negativas que vão surgindo, definir a região, horário, etc

    Resumindo, gerir  da melhor forma o montante definido e trabalhar para obter o melhor resultado possível na publicidade Google (SEA)

Acompanhe as nossas publicações e artigos técnicos do canal de conhecimento!

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Resultados do Trabalho de Marketing Digital

Após explicarmos o trabalho a realizar em algumas áreas do Marketing Digital, o valor que este trabalho pode trazer para a Empresa e sem mais “bla bla bla”, colocamos alguns resultados reais provenientes do trabalho em Marketing Digital para a Empresa ABCD*, sem entrarmos em explicações pormenorizadas.

Trata-se de resultados de um trabalho que decorre desde finais de 2016.

Os resultados de um trabalho de marketing digital não são imediatos nem permanentes, exige insistência e trabalho continuo.

Benefícios que o Marketing Digital trouxe à Empresa ABCD*

Gráfico 1 –  (Resultados 01-10-2016 a 30-09-2017) – O número de visitas ao site aumentam mensalmente,  a Empresa passa a ter notoriedade na Internet, a probabilidade de gerar receita aumenta.

Gráfico 2 – No último trimestre, 24 solicitações de localização, indica que novos clientes utilizaram o GPS do telemóvel para chegarem à empresa, 21 contactos telefónicos (este gráfico representa somente o proveniente do Google My Business, o que nos leva a sorrir pois tiveram mais contactos proveniente do site e da publicidade Google)

Gráfico 3 – Número de cliques no numero de telefone que acompanha os anúncios Google, período de dois meses.

Esses dois meses que apresentamos no gráfico são Julho a Setembro 2017 com pausa da publicidade Google em Agosto

Estes valores não representam 100% negócios fechados ou vendas, provavelmente dos 75 cliques nas chamadas de telefone que acompanham os anúncios Google nesses 2 meses, só 20 foram efetivamente realizados, ou das centenas de visitas mensais ao site só umas dezenas convertem em negócios, mas temos algo muito mais importante, o feedback do cliente sobre os resultados positivos do nosso trabalho de marketing digital:

  • aumento da carteira de clientes
  • inúmeros pedidos de orçamentos
  • vendas realizadas a novos clientes
  • aumento da notoriedade da empresa
  • aumento do volume de faturação.

O trabalho de Marketing Digital é um trabalho continuo de promoção do negócio na Internet.

Quanto Custa o Trabalho de Marketing Digital?

É caro, é barato?

Caro é o marketing que não entrega resultados.

Não é possível quantificar um valor pois cada trabalho tem suas especificidades.

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