Como fazer o Inventário Anual para Submissão na AT no SAGE 50c

Como fazer o Inventário Anual para Submissão na AT no SAGE 50c
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Inventário Anual

Sage 50c


Desde Janeiro de 2015 que as pessoas coletivas ou singulares, que tenham sede ou domicílio fiscal em território português, que disponham de contabilidade organizada, que tenham no ano anterior um volume de faturação superior a 100 mil euros e que estejam obrigadas à elaboração de inventário, têm até dia 31 de Janeiro do ano seguinte de comunicar via eletrónicamente à Autoridade Tributária e Aduaneira o stock remanescente no último dia do exercício anterior, ou seja, realizar o inventário no dia 31/12 de cada ano.

Podemos realizar o inventário nos dias posteriores, no entanto é necessário informar a AT, através da submissão do ficheiro de inventário, a existência de stock do último dia do ano, 31/12.

Explicando como realizar o inventário no programa de faturação SAGE 50c e como exportar o ficheiro de inventário para a sua submissão:

1- No programa de faturação certificado SAGE 50c, acedemos ao separador [ Stocks ]

2- Na coluna lateral esquerda, expandimos as opções de [ Documentos de Stock ] e clicamos em [ Inventário final ]

3- No novo documento de stock inventário, indicamos a data do inventário, neste caso, como se trata do inventário anual, terá se ser o lançamento da contagem de stock com a data do ultimo dia do ano

4- Lançamos as quantidades dos artigos, indicando o armazém, e a quantidade existente contada.
O programa informa a quantidade disponível, esta quantidade é meramente informativa, pois trata-se da quantidade de stock do artigo no programa, o que pode ou não coincidir com a existência contada.

5- Podemos em qualquer altura guardar o trabalho, clicando em [ Finalizar ] e continuar-mos mais tarde o trabalho do registo das quantidades no mesmo documento.

É necessário guardar-mos o documento para posterior encerramento de inventário.

6- Após terminar-mos o registo de todos os artigos com as suas quantidades existentes, guardamos o documento, clicando em [ Finalizar ], reabrimos o documento e clica-mos na opção [ Encerrar Inventário ] Ao executar o encerramento do inventário, a aplicação altera as quantidades do stock dos artigos que lançamos e coloca as quantidades a zero de todos os artigos que não constam no lançamento.

Dependendo do numero de artigos, este encerramento de inventário pode demorar alguns minutos até concluir o processamento.

Depois do encerramento do inventário, vamos exportar o ficheiro de inventário para ser submetido no portal da Autoridade Tributária

7- Clicamos no separado [ Reporte ]

8- Na coluna lateral esquerda da aplicação, selecionamos a opção [ Exportar inventário anual ]

9- Escolhemos o tipo de ficheiro, neste caso é AT.
O ficheiro será guardado na localização indicada no campo [ Exportar para: ] e clicamos em [ Exportar ]

10- Após exportar-mos o ficheiro, acedemos ao portal e-fatura e enviamos o ficheiro.


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