Espaço de Ajuda e Suporte às aplicações de Gestão SAGE 50c, SAGE Gestão Comercial, Sage Retail e Factuplus Evolução.

Como Converter uma Guia de Transporte numa Fatura – Sage Gestão Comercial, Sage Retail, Factuplus


Como converter uma guia de transporte numa fatura, no Sage Gestão Comercial, Sage Retail, Factuplus

O programa de faturação Sage Gestão Comercial, bem como o Sage Retail, Sage Factuplus e SAGE 50c, permitem a conversão de documentos para agilizar o dia a dia de uma empresa.

Neste tutorial, vamos mostrar um dos métodos para converter uma guia de transporte numa fatura.

Exemplificando:

Sabendo que temos uma guia de transporte emitida a um cliente, vamos até ao painel de registo de fatura.

1 – Clicamos no ícone [ Vendas ] , diretamente no Sage Dashboard ou através dos menus [ Movimentos ] -> [ Movimento de Vendas ] -> [ Documentos de Venda ]

2 – Carregamos a Guia de Transporte que pretendemos converter em fatura, bastando selecionar o tipo de documento [ Guia de Transporte ] e utilizar a lupa  para facilmente selecionar a guia de transporte.

3 – Após selecionar a guia de transporte, no rodapé do documento, é ativado o ícone [ Converter ]  , bastando clicar neste

 

 

4 – Será apresentado o quadro de conversão no qual é necessário ter em atenção ao Documento de destino no qual selecionamos neste caso [ Fatura ] e a série do documento.

Temos a possibilidade neste quadro, de editar os valores de venda, os descontos e decidir se vão todas as linhas dos artigos que compõem a guia de transporte para a futura fatura.
Clicamos em [ Converter ] após termos realizado todas as alterações

Pode realizar igualmente, todas as alterações mencionadas após clicar em [ Converter ].
A fatura não fica registada até decidir que está concluída.

4.1 – Na última linha de artigo, será apresentada a guia de transporte que proveio o(s) artigo(s)

5 – Para concluir, basta clicar em [ Gravar ] 

Existem outras formas de converter uma guia de transporte em fatura, no qual iremos abordar num outro artigo de ajuda.

 

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Manual Sage – Como Criar um Novo Utilizador no Sage Gestão Comercial, Retail?

Como Criar um novo Utilizador no SAGE Gestão Comercial / Sage Retail?

Para criar um novo utilizador no programa de faturação Sage Gestão Comercial, necessita de aceder ao painel de sistema da aplicação.

Exemplificando:

1 – Executar a aplicação de Faturação Sage 50c, GC, Retail ou Factuplus, na identificação do utilizador escolher um utilizador com permissões de administrador de sistema “p.ex. Administrador”colocar a respetiva password
2 – Clicar na opção [ Sistema ]

3 – Clicar no ícone [ Utilizadores ]

4 – Clicar no ícone [ Novo Utilizador ]


5 – No campo [ Número ] escrever um número ou um nome
6 – Preencher o campo [ Nome ] com o nome desejado
7 – Colocar o “visto” na opção [ Administrador ], a fim de conceder ao novo utilizador permissões mais amplas na aplicação e clicar em [ OK ] para finalizar

Nota: Se pretender que o novo utilizador tenha igualmente permissões para aceder ao painel de sistema, que é o painel onde estamos a criar este utilizador, é necessário colocar o visto em [ Administrador de Sistema ]

8 – Quando voltar a arrancar com o programa de faturação Sage Gestão Comercial ou Sage Retail, o novo utilizador já está presente na caixa de escolha [ Utilizador ] 9 – Clicar em [ Entrar ]

10 – Escrever uma palavra-passe para o novo utilizador e clicar em [ Seguinte ]



 

Os passos utilizados neste guia para a criação de novos utilizadores, são semelhantes para os programas de faturação e gestão de stocks Sage Retail, Sage 50c e Sage Factuplus Evolução

Caso necessite de suporte técnico à sua aplicação SAGE, contacte-nos!

IDnet – Informática – Assistência Sage Grande Porto

Como Configurar o SAGE para Submissão Automática das Guias de Transporte e Faturas no Portal da AT

Como Configurar o SAGE para Submissão Automática das Guias de Transporte e Faturas no Portal da AT

 

A submissão automática das guias de transporte e documentos de venda para o portal da Autoridade Tributária “AT”, agiliza o funcionamento das Empresas.

Relativamente às guias de transporte de mercadorias, no qual é obrigatório* a sua submissão e tomar conhecimento do código de comunicação fornecido pela AT para o facultar à unidade de ação fiscal em caso de algum controlo de estrada

* Encontram-se excluídos da obrigação de comunicação os elementos dos documentos de transporte em que o destinatário ou adquirente seja consumidor final. Entende-se por consumidor final não sujeitos passivos de IVA, isto é, particulares.

Para se proceder com a parametrização do programa de faturação e gestão de stocks para o envio automático dos documentos de transporte e documento de venda, é necessário criar um utilizador no portal da AT “Autoridade Tributária”
com permissão para essas comunicações.

Caso ainda não tenha criado um utilizador para estes fins, pode consultar o nosso guia de ajuda!

 

 

 

Este guia de ajuda para a configuração do envio automático dos documentos através do software de gestão  é válido para os programas de faturação e gestão de stocks Sage 50c, Sage Retail, Sage Gestão Comercial, Sage Factuplus Evolução.

Exemplificando:

1 – Executar a aplicação de Faturação Sage 50c, GC, Retail ou Factuplus, na identificação do utilizador escolher um utilizador com permissões de administrador de sistema “p.ex. Administrador”, colocar a respetiva password e clicar na opção [ Sistema ]

2 – Clicar no ícone [ Empresas ]

3 – Selecionamos a Empresa

4 – Clicar no separador [ Comunicação de Guias à AT ] e clicar igualmente na secção [ Termos de uso ]

5 – Escrever o número atribuído ao utilizador que criou no portal da AT para estes fins e a respetiva password.

5.1) – O botão [ Validar Utilizador ] realiza um teste de verificação dos dados. Caso o utilizador e/ou password esteja errado, será alertado.

5.2) – A opção de [ Após a emissão do documento de transporte… ] refere-se à submissão automática da guia de transporte no portal da AT, assim que esta seja gravada no programa de faturação SAGE, o documento é submetido e atribuído o código de submissão, sem a necessidade de uma acção do utilizador.
Caso a opção não seja ativada, quando registar uma guia de transporte, esta não é submetida de imediato, sendo necessário voltar a carregar essa guia e clicar no botão de submissão AT para receber o código de submissão.

5.3 ) – Clicar em [ OK ] para que a aplicação guarde os dados

6 – Para a submissão automática dos documentos de venda “faturas, notas de crédito, notas de débito, etc), clicar no separador [ Comunicação de Faturas à AT ] e na opção [ Termos de uso ]

 

7 – Escrevemos o número atribuído ao utilizador que criamos no portal da AT para estes fins e a respetiva password.

7.1) – O botão [ Validar Utilizador ] realiza um teste de verificação dos dados. Caso o utilizador e/ou password esteja errado, será alertado.

8 – Clicar no separador [ Configurações ], escrever a data que pretendemos que se inicie a submissão automática dos documentos de venda e clicar em [ OK ] para guardar.

Alertamos que, ao abrigo do Decreto-lei 198/2012, art.3º, n2º, não poderá mudar de formato de comunicação dos documentos de faturação à Autoridade Tributária no decorrer do ano civil, não podendo neste período utilizar a comunicação deste documentos por SAF-T (PT)

Deixamos aqui uma sugestão relativamente às opções de configuração dos campos de comunicação automática das guias de transporte e documentos de venda para o portal da AT:

– Na secção de [ Comunicação de Guias à AT ], não colocar o “visto” na opção [ Após a emissão do documento de transporte, obter de imediato o código…], para nos dar a possibilidade de verificar os dados da guia após o registo desta e em caso de erra anular o documento, e depois dessa verificação, submeter o documento, clicando no ícone  “AT”, presente nesse.

– Na secção de [ Comunicação de Faturas à AT ], nas [ Configurações ], colocar o “intervalo de dias entre a emissão do documento e o envio à AT:”  para [ Após 3 dias ].
Deste modo, quando registamos um documento de venda “Fatura, Nota de Crédito, Nóta de Débito, Etc.”, este só será submetido automaticamente para o portal da AT, após 3 dias, possibilitando deste modo a anulação do documento antes da sua submissão, em caso de algum engano no registo deste.

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Como criar um utilizador no site da Autoridade Tributária?

CRIAR UM UTILIZADOR NO SITE DA AUTORIDADE TRIBUTÁRIA, PARA O ENVIO AUTOMÁTICO DAS GUIAS DE TRANSPORTE E/OU FATURAS

 

Para poder utilizar o serviço Web Service no programa de faturação Sage 50c, Sage Gestão Comercial, Sage Retail , Sage Factuplus Evolução ou outra aplicação de gestão que tenha a funcionalidade de comunicação de documentos via Web Service, cuja função é a entrega em tempo real dos documentos gerados pelo software de gestão no portal da AT, como por exemplo as guias de transporte a fim de receber o código de comunicação e/ ou faturas “Saft”, necessita de criar em primeiro lugar, um utilizador no site da Autoridade Tributária.

 

Exemplificando:

Como criar um utilizador no site da Autoridade Tributária

 

1 – Aceder ao site da Autoridade Tributária em https://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/home.action

2 – Escolher a opção [ Serviços Tributários]

3 – Escolher a opção [ Outros Serviços ]

4 – Clicar em [ GESTÃO DE UTILIZADORES]

5 – Utilizar as credenciais de acesso (contribuinte e palavra-chave) habituais para acesso ao portal da AT

6 – Clicar na opção [ CRIAR UM NOVO UTILIZADOR ]

7 – Preencher os campos [ Nome ], [ Senha ], [ E-mail ]

Nas opções de [ Operações Autorizadas ], escolha as operações que este novo utilizador pode realizar:

a) Caso pretenda comunicar os documentos de Transporte, deve ativar a opção “WDT – Comunicação de dados de Documentos de Transporte
b) Caso pretenda comunicar documentos de venda, deve ativar a opção “WFA – Comunicação de Dados de Faturas

Para concluir, clique em [ SUBMETER ]

8 – Ao criar um utilizador, é atribuído um número à frente do contribuinte. Esse é o nome de utilizador contribuinte + / + número atribuído.

Após realizar estes passos, na aplicação de gestão SAGE, já pode utilizar os dados, numero de utilizador e respetiva password, no painel administrativo de gestão de dados da Empresa, secção [ Comunicação de Faturas AT ] e [ Comunicação de Guias AT ], a fim de poder submeter automaticamente no portal da AT, as guias de transporte e Faturas “Saft” e deste modo agilizar o trabalho diária da sua Empresa.

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