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Como Ativar Alerta de Data de Aniversário de Clientes – SAGE 50c


Ativar Alerta de Data de Aniversário de Clientes

SAGE 50c


Neste artigo técnico, vamos abordar um pormenor no software SAGE 50c:

Ser alertado do aniversário de um cliente

A postura de uma empresa que parabeniza seus cliente é uma mais valia e um reflexo da importância dada ao cliente.

Vamos mostrar como ativar a função de alerta de aniversário de cliente e como gerar uma listagem de datas de aniversários no programa de faturação certificado SAGE 50c:

1- Clicar no ícone [ Clientes

2- Abrimos a ficha do cliente e clicamos no separador [ Outros dados ]

3- Preenchemos a data de aniversário no campo [ Data Nasc. ] e clicamos em [ Gravar ]  

Após definirmos a data de aniversário na ficha do cliente, vamos ativar os “alertas de aniversário.

4- Clicar no ícone [ Sistema presente no canto superior esquerdo do programa Sage 50c

5- Percorremos os menus [ Configurações avançadas ] -> [ Configurações de postos ]

6- Na árvore referente ao terminal que se pretende ativar os alertas de aniversário, clicamos em [Parâmetros Ficheiro INI ]


7- Colocando o visto na opção [ ShowBirthdaysWarningAtStartUP ] e clicar em [ Fechar e gravar ] presente no rodapé do quadro.
 

Deste modo, quando abrir o programa de faturação e nesse dia algum cliente fizer anos, será alertado com a presença de uma caixa no canto inferior direito da aplicação

Como o alerta é muito rápido, desaparecendo em pouco mais de 2 segundos, o que por vezes não dá tempo para clicar no link do alerta [ Ver relatório de Aniversários de Clientes ] ,para podermos consultar com mais calma os aniversários dos clientes nesse dia ou entre datas, podemos gerar uma listagem com essa informação, bastando clicar no separador [ Listagem ]

Abrir as opções de cliente e clicar em [ Aniversário ]

Selecionar as datas pretendidas para a listagem e clicar em [ Gerar ]


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Como criar uma nova série de numeração de faturação no Sage 50c


Criar uma nova série de numeração de faturação no Sage 50c

Vamos mostrar como criar uma nova série de faturação no programa de faturação  Sage 50c

A criação de novas séries depende das suas necessidades e da forma como pretende organizar administrativamente a sua faturação.
Exemplo: Criar uma nova série em cada ano, uma série distinta para cada ponto de venda, etc.
Pode criar as séries que necessitar, desde que permaneça durante um ano fiscal e respeite a numeração sequencial.

Exemplificando:

1 – Clicamos no ícone [ Tabelas gerais -> Documentos -> Séries de Documentos ]

2 – Quando abrir o quadro das séries de documentos, clicar no ícone [ + ]

3 – Escrever o nome da nova série pretendida “o campo é alfanumérico” e clicar em [ OK ]

4 – Predefinir a série desejada [ no rodapé do quadro ], confirmar essa alteração [Sim] e clicar em [ OK ]

Quando for registar novos documentos, a nova série criada está disponível para seleção

 

 

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SAGE 50c – Como Criar Taxas Isentas de IVA


Como Criar Taxas Isentas de IVA

Sage 50c


Por vezes necessitamos de adicionar taxas de Impostos Isentas ou Não sujeitas a IVA (Motivos de isenção de IVA).

Vamos mostrar passo a passo, no Software de Faturação SAGE 50c, como criar taxas de isenção de IVA:

Exemplo “Isento IVA artigo 9º do CIVA”

1- Clicamos no ícone presente no canto superior esquerdo da aplicação.

2- Percorremos os menus [ Tabelas gerais] -> [ Impostos ] -> [ Taxas por imposto ]

3- Vamos criar por exemplo o Imposto “Isento IVA artigo 9º do CIVA, clicando no icone [+]

4- Na caixa da nova taxa, escolhemos nos seguintes campos:
[ Imposto ] = IVA
[ Código ] = “numero a seguir ao último número de código de taxa de iva, no nosso caso já existia códigos IVAaté ao número 7, este será o número 8″
[ Taxa ] = 0,000 “não terá qualquer valor de imposto”
[ Taxa Expira em ] = não preenchemos, visto não se tratar de uma taxa com qualquer data de termino
[ Código do imposto ] = ISE (existem dois motivos para não se aplicar iva e cada motivo tem seus artigos, ISE= Isento e NA= Não Sujeito, no caso do Isento IVA artigo 9º do CIVA, pertence ao ISE)
[ Motivo da Isenção ] = M07

5- Clicar em [ OK ] para guardar, ficando na tabela [ Taxas por Imposto ] a taxa de iva registada (imagem exemplo abaixo), e clicamos em [ Gravar ]

Caso pretenda saber mais sobre os vários motivos de isenção, clique aqui:

6- Após estes passos, voltamos a clicar no ícone , percorremos as opções [ Tabelas gerais] -> [ Impostos ] -> [ Agrupamento de impostos ]

7- Criamos um novo agrupamento, indicando a taxa criada.
[ Descrição ] = Escrever uma descrição que lhe seja fácil de identificar este imposto
[ Impostos definidos ] = Selecionar a taxa que criou anteriormente (exemplo IVA – 8) e clicar em [ > ] para adicionar esta taxa aos [ impostos no grupo ] [ Gravar ] = Guardar este agrupamento de impostos

Após estes passos, quando registar uma fatura, estará presente a nova taxa isenta de iva que criou.

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Como fazer descontos na fatura no SAGE 50c


Como fazer desconto na fatura

Sage 50c


No programa de faturação SAGE 50c, no registo de documentos, sejam faturas de venda, guias, orçamentos ou outro documento (incluindo documentos de fornecedores), temos a possibilidade de aplicar descontos em linha ou descontos globais.

O desconto em linha é a aplicação de desconto num ou mais artigos.

O desconto global é a aplicação de desconto que incide no valor total do documento.

Exemplificando:

1- Iniciamos o registo de uma fatura, indo a [ Vendas ], [ Faturas ].

2- Na parte de lançamento de linhas de artigos/serviços, temos a possibilidade de aplicar um desconto direto nessa linha, na coluna [ Desc. ] (p.ex. 5%).

3- Na secção [ Totais ], opção presente no rodapé, é-nos apresentado o quadro de resumos das taxas de iva, local de carga e descarga, etc.

3.1- Neste quadro, existem dois campos com o nome [ Desconto Global ], dando a possibilidade de se aplicar um desconto global seja em percentagem ou em valor

3.1.1- O primeiro campo, dividido por 3 campos,  permite colocar em percentagem o desconto que se pretende, com a possibilidade de até 3 descontos %.

3.1.2- O segundo campo, permite colocar em formato valor o desconto desejado .

Resumindo: Temos a possibilidade de aplicar um determinado desconto em cada linha de artigo lançado no documento e/ou adicionar um desconto global ao valor total do documento, seja em percentagem ou valor.

NOTA: Estes procedimentos são muito similares no programa de faturação Sage Retail e nos programas descontinuados Sage Gestão Comercial e Factuplus Evolução, o que não irá ter dificuldades em realizar estes passos nestas aplicações de gestão.

Caso necessite de suporte técnico Sage, contacte-nos!

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Resolvido: Erro ao exportar para excel no Sage 50c


Erro ao Exportar para Excel

Sage 50c


Está com problemas a exportar alguma listagem para XLS no programa de faturação, Sage 50c?

Este problema foi verificado após o sistema operativo Windows, ter realizado atualização.

Atualizações que originaram esta anomalia:

– KB4041676
– KB4041691
– KB4041681
– KB4041693

Não necessita de remover estas atualizações, foi lançado a 2017.11.06 a atualização SAGE 50c versão 20180112_Build_8 que resolve este problema e adiciona a função de exportar listagens para o formato XLSX!

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Como Configurar o SAGE para Submissão Automática das Guias de Transporte e Faturas no Portal da AT

Como Configurar o SAGE para Submissão Automática das Guias de Transporte e Faturas no Portal da AT

 

A submissão automática das guias de transporte e documentos de venda para o portal da Autoridade Tributária “AT”, agiliza o funcionamento das Empresas.

Relativamente às guias de transporte de mercadorias, no qual é obrigatório* a sua submissão e tomar conhecimento do código de comunicação fornecido pela AT para o facultar à unidade de ação fiscal em caso de algum controlo de estrada

* Encontram-se excluídos da obrigação de comunicação os elementos dos documentos de transporte em que o destinatário ou adquirente seja consumidor final. Entende-se por consumidor final não sujeitos passivos de IVA, isto é, particulares.

Para se proceder com a parametrização do programa de faturação e gestão de stocks para o envio automático dos documentos de transporte e documento de venda, é necessário criar um utilizador no portal da AT “Autoridade Tributária”
com permissão para essas comunicações.

Caso ainda não tenha criado um utilizador para estes fins, pode consultar o nosso guia de ajuda!

 

 

 

Este guia de ajuda para a configuração do envio automático dos documentos através do software de gestão  é válido para os programas de faturação e gestão de stocks Sage 50c, Sage Retail, Sage Gestão Comercial, Sage Factuplus Evolução.

Exemplificando:

1 – Executar a aplicação de Faturação Sage 50c, GC, Retail ou Factuplus, na identificação do utilizador escolher um utilizador com permissões de administrador de sistema “p.ex. Administrador”, colocar a respetiva password e clicar na opção [ Sistema ]

2 – Clicar no ícone [ Empresas ]

3 – Selecionamos a Empresa

4 – Clicar no separador [ Comunicação de Guias à AT ] e clicar igualmente na secção [ Termos de uso ]

5 – Escrever o número atribuído ao utilizador que criou no portal da AT para estes fins e a respetiva password.

5.1) – O botão [ Validar Utilizador ] realiza um teste de verificação dos dados. Caso o utilizador e/ou password esteja errado, será alertado.

5.2) – A opção de [ Após a emissão do documento de transporte… ] refere-se à submissão automática da guia de transporte no portal da AT, assim que esta seja gravada no programa de faturação SAGE, o documento é submetido e atribuído o código de submissão, sem a necessidade de uma acção do utilizador.
Caso a opção não seja ativada, quando registar uma guia de transporte, esta não é submetida de imediato, sendo necessário voltar a carregar essa guia e clicar no botão de submissão AT para receber o código de submissão.

5.3 ) – Clicar em [ OK ] para que a aplicação guarde os dados

6 – Para a submissão automática dos documentos de venda “faturas, notas de crédito, notas de débito, etc), clicar no separador [ Comunicação de Faturas à AT ] e na opção [ Termos de uso ]

 

7 – Escrevemos o número atribuído ao utilizador que criamos no portal da AT para estes fins e a respetiva password.

7.1) – O botão [ Validar Utilizador ] realiza um teste de verificação dos dados. Caso o utilizador e/ou password esteja errado, será alertado.

8 – Clicar no separador [ Configurações ], escrever a data que pretendemos que se inicie a submissão automática dos documentos de venda e clicar em [ OK ] para guardar.

Alertamos que, ao abrigo do Decreto-lei 198/2012, art.3º, n2º, não poderá mudar de formato de comunicação dos documentos de faturação à Autoridade Tributária no decorrer do ano civil, não podendo neste período utilizar a comunicação deste documentos por SAF-T (PT)

Deixamos aqui uma sugestão relativamente às opções de configuração dos campos de comunicação automática das guias de transporte e documentos de venda para o portal da AT:

– Na secção de [ Comunicação de Guias à AT ], não colocar o “visto” na opção [ Após a emissão do documento de transporte, obter de imediato o código…], para nos dar a possibilidade de verificar os dados da guia após o registo desta e em caso de erra anular o documento, e depois dessa verificação, submeter o documento, clicando no ícone  “AT”, presente nesse.

– Na secção de [ Comunicação de Faturas à AT ], nas [ Configurações ], colocar o “intervalo de dias entre a emissão do documento e o envio à AT:”  para [ Após 3 dias ].
Deste modo, quando registamos um documento de venda “Fatura, Nota de Crédito, Nóta de Débito, Etc.”, este só será submetido automaticamente para o portal da AT, após 3 dias, possibilitando deste modo a anulação do documento antes da sua submissão, em caso de algum engano no registo deste.

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Como criar um utilizador no site da Autoridade Tributária?

CRIAR UM UTILIZADOR NO SITE DA AUTORIDADE TRIBUTÁRIA, PARA O ENVIO AUTOMÁTICO DAS GUIAS DE TRANSPORTE E/OU FATURAS

 

Para poder utilizar o serviço Web Service no programa de faturação Sage 50c, Sage Gestão Comercial, Sage Retail , Sage Factuplus Evolução ou outra aplicação de gestão que tenha a funcionalidade de comunicação de documentos via Web Service, cuja função é a entrega em tempo real dos documentos gerados pelo software de gestão no portal da AT, como por exemplo as guias de transporte a fim de receber o código de comunicação e/ ou faturas “Saft”, necessita de criar em primeiro lugar, um utilizador no site da Autoridade Tributária.

 

Exemplificando:

Como criar um utilizador no site da Autoridade Tributária

 

1 – Aceder ao site da Autoridade Tributária em https://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/home.action

2 – Escolher a opção [ Serviços Tributários]

3 – Escolher a opção [ Outros Serviços ]

4 – Clicar em [ GESTÃO DE UTILIZADORES]

5 – Utilizar as credenciais de acesso (contribuinte e palavra-chave) habituais para acesso ao portal da AT

6 – Clicar na opção [ CRIAR UM NOVO UTILIZADOR ]

7 – Preencher os campos [ Nome ], [ Senha ], [ E-mail ]

Nas opções de [ Operações Autorizadas ], escolha as operações que este novo utilizador pode realizar:

a) Caso pretenda comunicar os documentos de Transporte, deve ativar a opção “WDT – Comunicação de dados de Documentos de Transporte
b) Caso pretenda comunicar documentos de venda, deve ativar a opção “WFA – Comunicação de Dados de Faturas

Para concluir, clique em [ SUBMETER ]

8 – Ao criar um utilizador, é atribuído um número à frente do contribuinte. Esse é o nome de utilizador contribuinte + / + número atribuído.

Após realizar estes passos, na aplicação de gestão SAGE, já pode utilizar os dados, numero de utilizador e respetiva password, no painel administrativo de gestão de dados da Empresa, secção [ Comunicação de Faturas AT ] e [ Comunicação de Guias AT ], a fim de poder submeter automaticamente no portal da AT, as guias de transporte e Faturas “Saft” e deste modo agilizar o trabalho diária da sua Empresa.

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